fbpx

São João Crisóstomo – o “pregador do fogo”

São João Crisóstomo foi um bispo e Doutor da Igreja Católica, conhecido por ser um grande pregador e defensor da fé católica nos primeiros séculos.

Pequena Biografia

Nasceu em Antioquia, por volta do ano 349, e desde pequeno tinha o desejo de viver uma vida monástica de profunda oração e penitência.

Foi educado por sua mãe, Santa Antusa e quando ela morreu, São João se retirou para o deserto onde permaneceu vivendo como eremita por seis anos. Quando voltou à cidade, foi ordenado diácono e posteriormente sacerdote, dedicando-se à pregação da Palavra de Deus.

No ano de 398, São João Crisóstomo, ou João de Antioquia, como era conhecido na época, foi chamado para substituir o patriarca Netário, na cátedra de Constantinopla (Capital do Império Romano do Oriente).

Como patriarca, desenvolveu fortemente o seu ofício de pastor, promovendo a criação de hospitais, evangelização na região rural e pregações contra as heresias vigentes. Com seus sermões de “fogo”, advertia aos monges e ao clero a se corrigir, viver com radicalidade a escolha evangélica.

Por ser pouco diplomático, acabou entrando em atrito com a carte bizantina e foi deposto ilegalmente por um grupo de bispos incitados por Teófilo. Foi exilado, mas logo reconduzido ao cargo depois que várias desgraças sobrevieram ao palácio real.

 

Morte, santidade e obras

Porém, dois meses depois João era de novo exilado. Faleceu em 407, ainda no exilio.

Por seus feitos, foi aclamado santo pela Igreja e depois Doutor. Deixou muitos escritos entre sermões e ensinamentos, sendo de especial importância um pequeno volume sobre o sacerdócio, considerado até hoje uma “obra-prima” da espiritualidade sacerdotal.

São João Crisóstomo é um santo reconhecido na Igreja no oriente e no ocidente. Um exemplo de dedicação ao Evangelho, obediência e fidelidade ao chamado.

Dedicou a vida à pregação, nunca se esquecendo do jejum e da oração, impelindo sempre seu povo à vida ascética. Foi perseguido e em tudo confiou em Deus.

Que São João Crisóstomo interceda por nós e nos ajude a sermos fiéis ao chamado que recebemos do Senhor.

 

Conheça também São Bento – o pai da civilização ocidental

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password