São Jerônimo – Graças a ele temos a Bíblia

“Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo” (São Jerônimo)

 

Hoje, dia 30 de setembro, a Igreja celebra São Jerônimo, sacerdote e doutor da Igreja. Ele, que é conhecido pelo grande feito de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, e criar a Vulgata, a compilação da Bíblia que conhecemos hoje.

São Jerônimo foi um grande exegeta, historiador e um grande santo asceta, que se dedicava à oração, jejum e estudo das Sagradas Escrituras.

Ele estudou as línguas originais da bíblia, o grego e o hebraico e, a pedido do Papa Dâmaso, traduziu para o latim. Ele é padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia Sagrada.

Por causa dele temos uma bíblia e por isso a Igreja determinou o dia do seu aniversário de morte como: “O Dia da Bíblia”.

A História da Bíblia de São Jerônimo

São Jerônimo se interessava muito pelas Sagradas Escrituras, e dedicou sua vida alegremente à revisão e traduções de seus textos.

Por iniciativa própria, começou uma revisão da tradução dos Salmos, em que comparava o texto hebraico e grego, para depois escrevê-lo em latim. Com o sucesso dessa tradução, ele começou a traduzir todo o Antigo Testamento, mas, a partir desse momento, não utilizava mais a versão grega, e sim a hebraica.

Durante 15 anos se dedicou à tradução do Antigo Testamento do original, a tradução recebeu o nome de iuxta hebraeos (que significa “próximo aos hebreus” em português), a qual somada aos textos do Novo Testamento, traduzidos para o latim, chamou-se Vulgata, isto é, em língua vulgar ou comum.

Após a tradução, São Jerônimo se dedicou a escrever prefácios e comentários bíblicos, além de combater heresias e polêmicas teológicas que surgiam por conta da má interpretação dos textos.

A Igreja reconheceu que o texto traduzido por Jerônimo era mais exato e claro do que outras traduções livres disponíveis na época e, até 1.530, a Vulgata foi a única versão oficial da Bíblia. Ou seja, o trabalho de São Jeronimo foi essencial para a manutenção da Cristandade e das evangelizações.

Adquira em nossa loja: Bíblia de Jerusalém 

Oração a São Jerônimo

“Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a Vossa palavra quando leio a Bíblia.

São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se deem conta de que contradizem a religião católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos; ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a Palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras.

Amém!

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password