São Francisco de Assis – Por que o Santo é padroeiro dos animais?

São Francisco de Assis é muito conhecido por ser o padroeiro dos animais. Utilizam o santo, inclusive, dentro do movimento ambientalista. Mas, muito mais que protetor dos animais, São Francisco foi um santo que deu a vida pela Igreja, largando riquezas e o conforto de sua vida para lutar a batalha de Cristo.

Cuidou dos pobres, abraçou leprosos e combateu hereges, esse foi São Francisco: um verdadeiro cruzado da Igreja de Cristo, sempre obediente e fiel aos ensinamentos do Evangelho e ao Magistério da Igreja.

 

Biografia de São Francisco

 

São Francisco de Assis era filho de um comerciante da cidade de Assis, na Itália. Foi batizado na igreja de Santa Maria Maior e cresceu sem grandes dificuldades, e sem uma grande experiência religiosa.

O jovem Francisco deseja tornar-se nobre e conquistar a fama. Para isso, precisava tornar-se herói de batalha e então, no ano de 1201, foi para a guerra.

Dos anos 1202 e 1205, Francisco sofreu de uma doença misteriosa. Somado isso à inquietação de qual o sentido da sua vida, o jovem decidiu ser cavaleiro e atender à convocação do Papa Inocêncio II. Porém, a piora da sua doença impediu o santo de partir.

Foi nesse tempo que sentiu, pela primeira vez, que Deus lhe falava “Francisco, o que é mais importante, servir ao Senhor ou servir ao servo? Volta a Assis e ali te será dito”.

Depois dessa experiência, São Francisco foi à Roma em busca de respostas para essa inquietação que sentia. Lá, fez a experiência de viver a pobreza e a partir de então dedicou-se mais à oração e ao silêncio.

Em 1206, passeando à cavalo pelas campinas de Assis, viu um leproso, repugnante à vista e ao olfato, lhe causando nojo. Mas então, movido por Deus, colocou seu dinheiro naquelas mãos sangrentas e deu-lhe um beijo.

Falando depois a respeito desse momento, ele disse: “O que antes me era amargo, mudou-se então em doçura da alma e do corpo. A partir desse momento, pude afastar-me do mundo e entregar-me a Deus”.

O famoso episódio na capela de São Damião onde São Francisco ouvi a foz do crucifixo dizendo: “Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja que está em ruínas”, aconteceu logo em seguida. Foi a partir daí que a vida de São Francisco mudou para sempre.

Seu pai começou a se revoltar com as atitudes do filho que não se interessava mais com os trabalhos e negócios da família. Levou-o diante do bispo e exigiu que São Francisco lhe devolvesse tudo que havia recebido.

O Santo, sem pensar duas vezes, despojou tudo que tinha, até ficar nu, jogando o dinheiro e os trajes aos pés do pai e disse: “Até agora chamei de pai a Pedro Bernardone. Doravante, não terei outro pai, senão o Pai Celeste”.

O Bispo, então, o acolheu e São Francisco entregou-se ao serviço dos leprosos, e à reconstrução das capelas da cidade. Começou pregar percorrendo as vizinhanças, levando o Evangelho.

Veja também: São Francisco de Assis além da ecologia

Nasce uma nova ordem

Em 1209, Francisco e seus companheiros foram até o Papa Inocêncio III para pedir a aprovação de seu carisma.

Ele ficou maravilhado com o propósito de vida daquele grupo e, especialmente, com a figura de Francisco, a clareza de sua opção e a firmeza que demonstrava. Reconheceu nele um homem que há pouco vira em sonho, segurando as colunas da Igreja de Latrão, que ameaçava ruir.

O Papa reconheceu que era o próprio Deus quem inspirava Francisco a viver radicalmente o Evangelho, trazendo vida nova a toda a Igreja. Por isso, deu a seu modo de viver o Evangelho a aprovação oficial. Autorizou Francisco e seus seguidores a pregarem o Evangelho nas igrejas e fora delas.

 

Padroeiro dos Animais

São Francisco de Assis é o padroeiro dos animais. Considerado um santo que se preocupava muito com a salvação das almas e com a pregação do Evangelho, mas também era sensível, que por amor a Deus amava toda a criação, saudando o irmão sol, a irmã lua e até a irmã morte, porque sabia que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus até a morte.

Não poderia ser diferente com os animais. Francisco amava cada animal como parte da criação Divina, e em suas biografias encontramos diversas histórias interessantes sobre o tema.

Uma das histórias sobre o Santo diz que bandos de andorinhas o seguiam continuamente formando uma cruz e que, em uma ocasião, na qual ele ia pregar em Alvino, disse: “Irmãs andorinhas, agora eu tenho que falar comigo”.

Em outra ocasião, ele amansou um lobo selvagem dizendo: “Venha aqui, irmão Lobo, mando-te da parte de Cristo, que não faças nenhum mal a mim nem a ninguém”. E quando estava no monte rezando, um pássaro lhe avisou que era a hora da oração da meia-noite.

Essas e outras histórias fazem de São Francisco o protetor dos animais, com a visão correta que é a da Igreja, um protetor que ama a criação, subordinados à criação, diferente do homem que é filho de Deus, e o único capaz da Co-criação.

Que São Francisco nos ensine a amar tanto a Deus a ponto de ver em tudo a presença e a graça de Deus.

 

Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz.

Onde houver Ódio, que eu leve o Amor.

Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.

Onde houver Discórdia, que eu leve a União.

Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.

Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.

Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.

Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.

Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado.

Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna!

Amém.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password