São Felipe e São Tiago Menor: Os Apóstolos de Cristo

São Felipe e São Tiago Menor foram figuras fundamentais no Cristianismo primitivo, destacando-se por seu fervoroso compromisso com a fé e pela dedicação à obra de evangelização. Suas vidas e ensinamentos deixaram um legado duradouro, inspirando gerações de fiéis ao longo dos séculos. Neste texto, exploraremos suas trajetórias, ensinamentos e curiosidades, mergulhando na rica história desses santos venerados pela Igreja Católica.

Ambos os santos foram membros dos Doze Apóstolos de Jesus Cristo, os discípulos mais próximos do Messias. São Felipe, natural de Betsaida, inicialmente seguia João Batista e aguardava o Messias há muito tempo. Quando Jesus o chamou, ele prontamente o seguiu, tornando-se um dos primeiros discípulos. São Tiago Menor, por sua vez, era chamado de “irmão” de Jesus, sendo possivelmente seu primo, filho de Alfeu, irmão de São José. Ao longo de suas vidas, ambos testemunharam os ensinamentos e milagres de Cristo, acompanhando-o desde os primeiros dias de seu ministério até a crucificação e ressurreição.

Após a ressurreição de Cristo e o Pentecostes, São Felipe e São Tiago Menor dedicaram-se à propagação do Evangelho. São Felipe atravessou a Ásia Menor, evangelizando povos como os Citas e Partos, obtendo numerosas conversões. Por fim, em Hierápolis, na Frígia, foi martirizado, sofrendo o martírio na forma de uma crucificação em X.

São Tiago Menor, por sua vez, tornou-se uma figura proeminente na Igreja primitiva, liderando a comunidade cristã de Jerusalém. Sua autoridade foi reconhecida em um importante concílio realizado em 50 d.C., onde questões cruciais, como a circuncisão, foram discutidas e resolvidas. Ele é creditado como autor das primeiras Cartas “católicas” do Novo Testamento, destacando a importância da fé aliada às obras.

Uma curiosidade fascinante sobre esses santos é que ambos foram sepultados juntos na Basílica chamada Santos XII Apóstolos. Inicialmente dedicada apenas a eles, a basílica testemunha a devoção duradoura em relação aos apóstolos.

São Felipe e São Tiago Menor são venerados como santos pela Igreja Católica e são frequentemente citados por papas e santos ao longo da história. Suas vidas exemplares e sacrifícios em prol da fé os tornaram modelos de santidade para os cristãos em todo o mundo.

 

Oração a São Tiago Menor

“Senhor Jesus, ao contemplar a vida de vosso apóstolo Tiago, outra vez sinto vosso amor infinito.

É difícil, Senhor, saber direito a história da vida de vossos apóstolos, pois é vosso amor que se conta e faz a vida acontecer.

As outras coisas, mesmo que importantes, são passageiras.

Ajudai-me, Senhor, a compreender que a vida é entrega, é doação, é serviço.

Não me deixeis seduzir pelas coisas passageiras e nem me deixeis levar por outros caminhos.

Firmai minha vida em vossa vida. Dai-me a coragem de vossos apóstolos.

Assumo meu amor a Nossa Senhora e o compromisso evangelizador com o Santuário, Casa bendita dos irmãos e irmãs, Casa de Maria, da família de todos os devotos, que se unem na prece, no ardor, no amor, no compromisso evangelizador!

Nossa Senhora Aparecida, ajudai-me a evangelizar! São Tiago, ajudai-me seguir Jesus!”

Amém!

 

Oração de São Filipe, apóstolo:

Glorioso São Filipe, para quem o elogio nunca foi importante, nem mesmo a estima dos homens, fazei com que o meu Senhor e Salvador conceda também a mim esta virtude através da tua intercessão. Tão altivos são os meus pensamentos, tão desdenhosas as minhas palavras, tão ambiciosas as minhas obras. Pede para mim a humildade que tu tinhas, consegue-me o conhecimento da minha insignificância, para que possa regozijar-me quando for desprezado e sempre procurar ser grande unicamente aos olhos de meu Deus”.

Amém!

 

São Tiago e São Filipe, rogai por nós!

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password