fbpx

São Tiago e São Filipe – Apóstolos

São Tiago Menor e São Filipe são dois Apóstolos cuja festa se celebra no dia 3 de maio. Ambos foram chamados de amigos pelo Senhor e por isso devem ser honrados por todos os fiéis católicos. Mas, quem são eles?

Pequena biografia de São Tiago

São Tiago nasceu em Caná da Galileia, filho de Alfeu e primo de Jesus. Ele caminhou com o Cristo durante toda sua vida e foi o primeiro Bispo de Jerusalém.

É considerado uma das colunas principais da Igreja, junto com São Pedro e São João.

São Tiago é autor da carta de São Tiago, no Novo testamento, e é dele a passagem: “A fé sem obras é morta” (Cf Tg 2, 26).

São Tiago foi martirizado por volta do ano de 62.

Pequena biografia de São Filipe

São Filipe também foi um Apóstolo de Jesus, nasceu em Betsaida e aparece pela primeira ver no Evangelho de São João, dando testemunho de Jesus para Natanael (Jo 1, 45).

São Filipe estava presente no milagre da multiplicação dos pães, foi ele quem perguntou como alimentariam todas aquelas pessoas.

Foi Filipe também que disse na Santa Ceia: “Mostra-nos o Pai e isso nos basta” (Jo 14,8).

São Filipe pregou na Ásia menor e na Grécia foi crucificado, mas não se sabe a data de seu martírio.

Chamados a ser Apóstolos

Assim como São Tiago Menor e São Filipe que foram chamados pelo Senhor a serem apóstolos evangelizadores, a dedicarem suas vidas ao anúncio da Boa Nova e à pregação do Evangelho, assim somos nós.

Somos chamados a, na nossa realidade, pregar o Evangelho. Em nosso dia a dia ser essa centelha Divina que brilha para o mundo.

Podemos não ser chamados ao martírio, podemos não ir pregar na Ásia, mas somos chamados a viver o Evangelho e fazer da nossa vida uma pregação. Peçamos então a intercessão de São Tiago e São Filipe para seguirmos fielmente o chamado de Cristo como eles fizeram.

Oração a São Tiago Menor

 

“Senhor Jesus, ao contemplar a vida de vosso apóstolo Tiago, outra vez sinto vosso amor infinito.

É difícil, Senhor, saber direito a história da vida de vossos apóstolos, pois é vosso amor que se conta e faz a vida acontecer.

As outras coisas, mesmo que importantes, são passageiras.

Ajudai-me, Senhor, a compreender que a vida é entrega, é doação, é serviço.

Não me deixeis seduzir pelas coisas passageiras e nem me deixeis levar por outros caminhos.

Firmai minha vida em vossa vida. Dai-me a coragem de vossos apóstolos.

Assumo meu amor a Nossa Senhora e o compromisso evangelizador com o Santuário, Casa bendita dos irmãos e irmãs, Casa de Maria, da família de todos os devotos, que se unem na prece, no ardor, no amor, no compromisso evangelizador!

Nossa Senhora Aparecida, ajudai-me a evangelizar! São Tiago, ajudai-me seguir Jesus!”

Amém!

 

Oração de São Filipe, apóstolo:

 

Glorioso São Filipe, para quem o elogio nunca foi importante, nem mesmo a estima dos homens, fazei com que o meu Senhor e Salvador conceda também a mim esta virtude através da tua intercessão. Tão altivos são os meus pensamentos, tão desdenhosas as minhas palavras, tão ambiciosas as minhas obras. Pede para mim a humildade que tu tinhas, consegue-me o conhecimento da minha insignificância, para que possa regozijar-me quando for desprezado e sempre procurar ser grande unicamente aos olhos de meu Deus”.

Amém!

 

São Tiago e São Filipe, rogai por nós!

 

0 Comments

    Leave a Comment

    sete − cinco =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password