São Estanislau: O Padroeiro da Polônia

São Estanislau, conhecido como Stanisław Szczepanowski em polonês, é padre jesuíta e o padroeiro da Polônia. Sua história e devoção remontam a séculos atrás, e sua importância continua a ser sentida pelos fiéis até os dias de hoje.

Nascido em 28 de outubro de 1550, no castelo de Rostkow, na vila de Prasnitz, na Polônia, Santo Estanislau Kostka é reverenciado como padroeiro dos noviços e de toda a juventude. Seu pai, o príncipe Kotska, era um líder militar ambicioso, mas desde cedo, Estanislau sentiu que seus propósitos iam além das ambições mundanas.

Aos 14 anos, ele foi enviado para Viena junto com seu irmão mais velho, Paulo, para cursar estudos superiores. No entanto, um decreto do Imperador Maximiliano I fechou o internato jesuíta onde estudavam, deixando-os sob os cuidados de um príncipe luterano. Infelizmente, Paulo promoveu maus-tratos e agressões contra Estanislau. Apesar das dificuldades e tentações da corte, Estanislau manteve-se firme em seus propósitos cristãos, buscando a espiritualidade e a proteção de Deus.

Estudioso e devoto da Virgem Maria, Estanislau participava diariamente da Missa, entregava-se à oração e nutria sua alma com a comunhão. A pressão que enfrentava afetou sua saúde, e quando buscou um sacerdote para comungar, teve seu pedido negado por homens, mas não por Deus. Em uma experiência mística, Santa Bárbara apareceu-lhe com anjos e trouxe o Corpo de Cristo, seguida pela aparição da Virgem Maria e do Menino Jesus, que restauraram sua saúde física e espiritual.

Esse evento levou Estanislau a discernir sua vocação religiosa como jesuíta. Ele enfrentou a oposição de sua família e, aos 18 anos, fugiu sozinho e caminhou até a Companhia de Jesus, onde foi acolhido pelo Provincial. Passou apenas 9 meses no Noviciado, pois, em 1568, uma misteriosa febre o acometeu. Antes de falecer, seus lábios sorridentes proferiram: “Maria veio buscar-me, acompanhada de virgens para me levar consigo”.

Santo Estanislau Kostka foi canonizado pelo Papa Bento XIII em 13 de novembro de 1726. Ao lado de Luiz Gonzaga e João Berchmans, ele forma uma tríade admirável de santos modelos de pureza para a juventude de todos os tempos.

Em 15 de agosto de 2018, por ocasião do 450º aniversário da morte de Santo Estanislau, o Papa Francisco destacou sua mensagem: “Santo Estanislau ensina-lhes a liberdade, a capacidade de discernir a meta e seguir os melhores caminhos de comportamento e de vida. Ensina-lhes sempre a buscar, antes de tudo, a amizade com Jesus; a ler e a meditar a sua Palavra; a acolher a sua presença misericordiosa e poderosa na Eucaristia, a fim de resistir aos condicionamentos da mentalidade mundana”.

Que São Estanislau Kostka continue sendo uma inspiração para os noviços e jovens, guiando-os na busca por uma vida de pureza, discernimento e amizade com Cristo. Rogai por nós, Santo Estanislau Kostka!

 

Oração à São Estanislau

Ó Deus, Forte e Eterno, que concedestes grandes graças ao vosso jovem servo, Santo Estanislau, concedei a todos os nossos jovens, serem mais firmes na fé e constantes no testemunho. Por Cristo Senhor. Amém. Santo Estanislau Kostka rogai por nós!

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password