São Bernardo de Claraval – O grande Pregador
São Bernardo de Claraval é um dos maiores pregadores da história da Igreja.
Nasceu em 1090 no Castelo de Fontaine em Borgonha na França, era filho de nobres e, desde cedo, se destacou pela grande inteligência.
Em 1112, aos 22 anos, Bernardo entrou na Abadia de Cister, também em Borgonha. O santo era um homem de estudo e oração, dedicava-se à oração e ao ensino da catequese. Tinha grande dom de oratória e convertia muitos com quem conversava.
Após dois anos em Cister, o santo foi para o vale de Langres, em 1115, com a missão de fundar a Abadia de Claraval, tornando o seu primeiro Abade, com apenas 25 anos.
São Bernardo e os monges de Claraval viviam com amor e integridade os votos de pobreza, castidade e obediência.
Com o passar dos anos, São Bernardo fundou 72 casas da ordem dos Cistercienses na França e em vários países da Europa. O santo participou ativamente do Concílio de Latrão, como secretário.
Participou também do Concílio de Troyes, onde exerceu grande influência, e do Concílio de Reims, sempre a pedido do Papa, para tratar de todos os assuntos da Igreja.
A convite do Papa, pregou a segunda cruzada e foi responsável por animar o Espírito dos Católicos. Ele também escreveu o estatuto da ordem dos Templários.
Era profundamente devoto da Virgem Santíssima, tanto que a invocação: “Ó Clemente; Ó Piedosa; Ó Doce Virgem Maria!”, rezada no final do Salve Rainha foi criada por ele.
São Bernardo escreveu grandes obras, tratados de teologia, obras defendendo a Fé Católica e a Igreja contra heresias, além de inúmeros tratados sobre Nossa Senhora. Era conhecido como Coluna da Igreja e Defensor dos fiéis.
São Bernardo foi canonizado em 18 de junho de 1174, pelo Papa Alexandre lll e declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio Vlll, em 1830, por causa de suas pregações e obras escritas.
Sua festa é celebrada no dia 20 de agosto.
Oração a São Bernardo
Santo Abade de Claraval, São Bernardo, fervoroso servo de Maria, a Igreja o honra e o invoca universalmente como padroeiro das causas mais difíceis, visto dirigir a Maria todo o seu fervor.
Assim, peço que com Maria venha pedir por mim a Jesus. Eu estou sozinho e desamparado. Faça uso, eu imploro, do seu especial privilégio que Maria deu a vós para trazer um benefício visível e rápido a esse seu servo desesperado.
Venha assistir a esse servo que está em grande dificuldade e grande necessidade de consolo, de ajuda e se encontra atribulado e com sofrimentos.
Assim me consiga a graça (pedido), e ainda a graça da salvação de minha alma. E que isto possa agradar a Deus. A vós, seu eleito para sempre. Eu prometo amado São Bernardo, sempre honrar-vos com fervor, e como especial padroeiro, encorajar a devoção a vós. Amém.
Veja também: Quem são os santos brasileiros?
0 Comments