fbpx

São Basílio Magno e Gregório Nazianzeno

São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno são grandes santos católicos dos primeiros séculos. Suas vidas são um grande testemunho para a Igreja de Cristo e suas histórias têm muito a nos ensinar até hoje.

São Basílio nasceu em Cesareia no ano de 329 em uma família católica e de santos. Sua irmã Macrina e seus irmãos Pedro de Sebaste e Gregório de Nissa também são santos canonizados.

São Basílio Magno estudou retórica e, apesar de se encaminhar para uma carreira de sucesso, abandonou tudo em busca de uma vida de oração e silencio.

Após muitas viagens, encontrou-se com São Gregório Nazianzeno, com quem tinha estudado em Atenas e juntos fundaram uma comunidade monacal.

São Gregório de Nazianzeno também vinha de uma família de santos. Seus irmão Cesário e Gorgônio são santos canonizados. São Gregório era filho de um presbítero.

Se juntou, então, a São Basílio, seu velho amigo numa obra monacal. A comunidade era baseada no silencio, oração e penitência; as regras foram criadas por São Basílio Magno, utilizando os conhecimentos que adquiriu em suas viagens.

O pai de São Gregório queria o filho em Nazianzo, mas Gregório voltou para a comunidade com São Basílio.  Que, ao contrário do esperado, o mandou de volta à casa do seu pai para ser conselheiro na Igreja de Nazianzo.

Anos após o ocorrido, São Gregório foi enviado pelo imperador Teodósio à Constantinopla para combater o arianismo. Porém, assim que chegou, já foi recebido com pedradas, não conseguindo entrar na cidade.

Graças à sua eloquência e a vida exemplar, o santo conseguiu reconduzir a cidade à verdadeira fé. Mesmo assim, acabou deixando a cidade por causa das perseguições e disse em um bonito discurso: “Adeus, grande cidade, amada por Cristo… Meus filhos, suplico-vos, guardai o depósito que vos foi confiado (cf. 1 Tm 6, 20), recordai-vos dos meus sofrimentos Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós”.

São Basílio Magno continuava sua comunidade, em uma vida de oração e silêncio. Na região da Cesárea, o arianismo também começou a se difundir. São Basílio Magno foi chamado a deixar o seu eremitério para ir a Cesareia, onde foi ordenado presbítero e depois bispo, onde combateu o arianismo com toda a força e ganhou ainda em vida o título de “Magno”.

Mas o santo não só lutou no nível doutrinal, mas também caritativo: fundou uma pequena cidadela da caridade chamada Basilíada, onde cuidavam de orfanatos e hospitais.

Quando o imperador Teodósio sucedeu o imperador Valente, apoiou a obra de Basílio e a fé triunfou sobre o arianismo e o santo assistiu a derrota da heresia.

Oração a São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno

Ó Deus, que iluminastes a vossa Igreja com o exemplo e a doutrina de são Basílio e são Gregório Nazianzeno, fazei-nos buscar humildemente a vossa verdade e segui-la com amor em nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password