fbpx

Santo André Apóstolo – O Primeiro Seguidor de Jesus

Hoje, dia 30 de novembro, celebramos o dia de Santo André Apóstolo. Santo André foi um dos doze Apóstolos de Jesus, que conviveram com o Cristo e aos quais Jesus confiou o futuro da Igreja.

As Sagradas Escrituras nos contam que o Santo nasceu em Betsaida, e que era discípulo de João Batista até conhecer Jesus. Irmão de São Pedro, os dois, ao ouvirem João Batista chamar Jesus de “O Cordeiro de Deus”, passaram a segui-Lo.

A Igreja o reconhece como o protocleto, o primeiro chamado, pois ele e seu irmão são os primeiros a ouvirem o chamado de Cristo.

Conta-nos a Tradição que, depois do Batismo no Espírito Santo, em Pentecostes, Santo André teria ido pregar o Evangelho na região dos mares Cáspio e Negro. Assim como Pedro fundou a Igreja em Roma, a tradição nos diz que Santo André fez em Constantinopla, e por isso o Santo é muito venerado nas Igrejas do Oriente.

Santo André é conhecido como o Apóstolo da Coragem e da Alegria, foi martirizado na região da Acaia, testemunhando sua fé ao morrer numa cruz em forma de X. A tradição nos conta que, ao morrer, Santo André exaltava a cruz de seu martírio dizendo:

“Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu, de Ti receba o que por Ti me salvou!”.

 

O Papa Francisco sobre Santo André

“Temos a certeza de que, ao longo desta estrada, somos apoiados pela intercessão do Apóstolo André e do seu irmão Pedro, considerados pela tradição os fundadores das Igrejas de Constantinopla e de Roma.

Imploramos de Deus o grande dom da unidade plena e a capacidade de o acolher nas nossas vidas. E não nos esqueçamos jamais de rezar uns pelos outros”.

 

Oração:

“Santo André, Apóstolo de Jesus Cristo, que conheceste a exigência e a alegria de seu primeiro apelo, dá-nos a graça de responder-lhe com a mesma fidelidade, de O servir cada dia no lugar que Ele para nós escolheu.

Tu que distribuíste à multidão faminta o pão que o Senhor multiplicava em tuas mãos, obtém para nossa pobreza o mesmo milagre. Faze que esperemos o socorro de Deus com a invencível esperança do amor, preocupados unicamente com o advento de seu Reino. Testemunha da Boa-Nova que tua voz levou até as extremidades da terra, conserva nos apóstolos de nosso tempo esta fé viva que transporta montanhas e constrói o Reino.

Mártir de teu testemunho, concede-nos a graça de união à Cruz de Jesus Cristo; que ela seja a alegria de nossa vida e o penhor de nossa ressurreição na claridade de Deus. Amém!”

 

Santo André Apóstolo, rogai por nós!

 

Veja também: Santo André, o homem do encontro

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password