Santa Teresinha além das rosas

Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face é o nome que Teresa Martin escolheu para viver sua consagração no Carmelo. No Brasil ela é conhecida com a santa das rosas e a sua novena tem fama de ser milagrosa e muito divulgada por ser acompanhada de um sinal: quem alcançar a graça recebe uma rosa em algum momento dos 9 dias.

O que muita gente não sabe é que esta santa sofreu de uma depressão muito forte. Sim, a doença que foi chamada de mal do século, porém, não era chamada desta forma na época.

Teresa enquanto pessoa era de personalidade muito sensível, desde criança demonstrava seu carinho pelos que ela amava de modo muito particular. Um dos episódios mais famosos é quando ela abraçou sua mãe dizendo: “Mamãe queria tanto que você morresse”. Todos ficaram espantados com esta afirmação e sua mãe perguntou o porquê havia dito aquilo. Respondeu a menina: “É que uma pessoa tão boa só pode merecer o Céu”.

Sua mãe, contudo, veio a falecer quando ela tinha 12 anos. Sua irmã mais velha, Paulina começou a cuidar dela. Tempos depois, sua irmã entrou para o Carmelo fato que levou Teresinha à uma depressão muito profunda e a ser acometida por uma doença misteriosa que a deixava acamada.

Seu pai colocou ao lado de sua cama uma imagem de Nossa Senhora das Vitórias. Além disso, sua irmã no convento orava fervorosamente pela cura da criança e foi graças à intercessão de Maria Santíssima que Teresinha se viu livre deste mal. Veja o que ela mesmo diz em seu diário:

Nossa Senhora do Sorriso

“No dia 13 de maio de 1883, festa de Pentecostes, do meu leito, virei meu olhar para a imagem de Maria, e de repente a imagem pareceu-me bonita, tão bonita que nunca tinha visto nada semelhante. Seu rosto exalava uma bondade e ternura inefáveis, mas o que calou fundo em minha alma foi o sorriso encantador da Santíssima Virgem. Todas as minhas penas se foram naquele momento, e lágrimas escorreram de meus olhos, de pura alegria. Pensei, a Santíssima Virgem sorriu para mim, foi por causa das orações que eu tive a graça do sorriso da Rainha do Céu”. (Trecho retirado do livro “História de uma alma)

Todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que sofre com depressão e síndrome do pânico, ou mesmo, quem lê este artigo pode estar sofrendo com esta doença; podemos juntos, pedir a intercessão de Nossa do Sorriso e Santa Teresinha pedindo forças e a cura.

Ore conosco:

 Ó nossa Senhora do Sorriso, tu que revelaste toda a alegria a Santa Teresinha do Menino Jesus, quando ainda seu pequeno coração desfalecia em profunda tristeza, mostrastes seu magnifico rosto virginal, que irradiava inefável bondade e ternura por meio de um sorriso, tirando-lhe toda dor e sofrimento.

Olhe para mim Virgem do Sorriso e da Felicidade e conceda-me a graça que trago no meu coração e também poder contemplar-te ó Rainha do Céu.

Traga-me a alegria de viver, a paz e tira meu do meu coração o ódio, a inveja e a minha falta de fé. Sede protetora de minha família e amigos conduza-me no caminho do teu Filho Jesus Cristo; livra-me das ciladas do maligno e me conceda a graça que tanto almejo para melhor seguir o teu Filho por obra da vossa santidade, para a Glória de Deus Pai. Amém!

Segundo fonte de Cruz Terra Santa

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password