Santa Teresa Benedita da Cruz
Você conhece Santa Teresa Benedita da Cruz? Uma Santa católica que passou de um ateísmo cientificista à carmelita.
Santa Teresa Benedita da Cruz, esse é seu nome de consagração, mas talvez ela seja mais conhecida como Edith Stein, a famosa santa e filósofa que morreu no campo de concentração Nazista.
Edith nasceu em Breslávia, na Polônia, em 1891. Era a décima primeira filha de um casal muito fervoroso de judeus. Destacou-se, logo, por sua inteligência brilhante, que lhe favoreceu uma visão racionalista e um total desapego pela religião dos pais.
Os passos para sua conversão cristã
O encontro com a Fenomenologia do filósofo Husserl, do qual foi assistente na Universidade de Freiburg, que a levou a aprofundar o tema da empatia, mas também o encontro com o filósofo Max Scheler e ainda a leitura dos Exercícios de Santo Inácio e da vida de Santa Teresa de Ávila, onde estudava os pertinentes à vida humana.
Esse desejo e busca sincera pela Verdade levaram ela a encontrar e se aprofundar nos textos de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, que a levaram à conversão e foi batizada em 1922, tornando-se carmelita na cidade de Colônia.
Presa em Auschwitz
Em 1940 é presa pelo Regime Nazista, junto com outros 244 judeus católicos, é levada para o campo de concentração de Auschwitz.
Ali, cuidou das crianças encarceradas e as acompanhou, com compaixão, até ao patíbulo, e ensinou o Evangelho aos presos.
“Ave Crux, Spes Unica“: com o olhar fixo nos braços abertos de Cristo na cruz, única esperança, Edith Stein recebeu a palma do martírio nas câmaras de gás de Auschwitz-Birkenau, em agosto de 1942.
No passado, Edith Stein havia escrito:
“O mundo está em chamas: a luta entre Cristo e o anticristo se deteriorou abertamente. Por isso, se você optar por Cristo, poderia exigir de você até o sacrifício da própria vida”.
Uma grande mulher
Santa Teresa Benedita da Cruz é Mártir e Co-padroeira da Europa. Uma grande mulher, uma grande filósofa e uma grande Santa.
Sua vida é um grande sinal de busca sincera pela verdade que ela encontrou em Cristo e na vida religiosa, onde se dedicou a cuidar dos pobres e ensinar os ignorantes.
Oração a Santa Teresa Benedita da Cruz:
Senhor, Deus de nossos pais,
Tu conduziste a Santa Teresa Benedita
à plenitude da ciência da Cruz
ao momento de seu martírio.
Enche-nos com o mesmo conhecimento;
e, por sua intercessão,
permite-nos sempre seguir em busca de ti, que és a suprema Verdade,
e permanecer fiéis até a morte
à aliança de amor ratificada pelo sangue de teu Filho
pela salvação de todos os homens e mulheres.
Te pedimos por nosso Senhor, Amém!
Santa Teresa Benedita da Cruz, rogai por nós!
Leia aqui: Mulheres Santas
0 Comments