Santa Margarida Maria Alacoque e o Sagrado Coração de Jesus
Santa Margarida Maria Alacoque é muito conhecida por ser uma grande divulgadora da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Santa Margarida nasceu em Borgonha na França, em 1647, de uma família rica e muito católica.
Vida religiosa
Apesar de ser uma família católica, seus pais não desejavam que a filha se consagrasse, e somente aos 24 anos Santa Margarida Maria Alacoque consegue entrar para a Ordem da Visitação.
Na ordem, a Santa sofreu perseguições. Tinha visões de Nossa Senhora, mas entre as freiras era tida como louca e sofria muita perseguição e zombarias. Mesmo assim, permaneceu mais de 20 anos na ordem e nesse tempo fez muita penitência e recebeu muitas graças de Deus.
Santa Margarida Maria Alacoque escreveu uma autobiografia em obediência ao seu diretor espiritual, um padre jesuíta que via na Santa todos os elementos da santidade.
Instituição da Festa do Sagrado Coração de Jesus
A partir de 1673, Jesus começou a visitar a Santa, e é aí que começou a divulgação da devoção ao Sagrado Coração. Jesus lhe aparecia “radiante como o sol, com sua chaga adorável, coroado de espinhos, sobre o qual despontava uma cruz, sobre um trono de espinhos”.
Essa visão da Santa deu origem a imagem do Sagrado Coração que conhecemos hoje. Também foi a partir da biografia de Santa Margarida Maria Alacoque que foi instituída a festa do Sagrado Coração, uma grande devoção da Igreja em todo o mundo.
A vida de Santa Margarida foi marcada pelo Sagrado Coração, sua experiência com o Senhor que lhe apareceu mudou completamente sua vida e também foi muito importante para a Igreja.
Em sua vida podemos encontrar vestígios dessa experiência, a capacidade de sofrer profundamente, mas manter um sorriso no rosto, unindo o sofrimento ao coração chagado do Mestre.
Suportar as zombarias e perseguições olhando para Aquele coração radiante como o sol, e entendendo que a serva não é maior que o Senhor.
Apaixonar-se pelo Sagrado Coração de Jesus
Reconhecimento de sua santidade
Santa Margarida Maria Alacoque morreu em 1690. Foi beatificada pelo papa Pio IX em 1864 e canonizada por Bendo XV, em 1920. Hoje, graças aos seus escritos, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus tomou todo o mundo e é uma das devoções católicas mais forte.
As promessas do Sagrado Coração
Durante 17 anos, Santa Margarida Maria Alacoque foi visitada por Jesus, até a sua morte! Nas visões, Cristo lhe comunicava os segredos do seu Sagrado Coração que ela transmitiu em sua autobriografia.
A grande promessa feita por Jesus para Santa Margarida alcança toda a humanidade, e talvez por isso sua devoção hoje é tão forte.
A promessa que ele fez foi.
“Os que recebessem a comunhão, por nove meses consecutivos, na primeira sexta-feira do mês ao final da vida receberão a graça da chamada penitência final, morrer recebendo os sacramentos e morrer em estado de graça”.
Leia mais: As12 promessas do Sagrado Coração de Jesus
Consagração ao Sagrado Coração de Jesus de Santa Margarida Maria Alacoque
“Entrego-me e consagro-vos, Sagrado Coração de Jesus Cristo, a minha vida, as minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte do meu ser, senão para vos honrar, amar e glorificar.
É esta a minha vontade irrevogável: ser todo vosso e tudo fazer por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto Vos possa desagradar.
Tomo-vos, pois, Sagrado Coração de Jesus, por único bem do meu amor, protetor da minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e da minha inconstância, reparador de todas as imperfeições da minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.
Sede, Coração de bondade, a minha justificação diante de Deus, vosso Pai, para que desvie de mim a sua justa cólera.
Coração amoroso de Jesus, deposito toda a minha confiança em vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de Vossa bondade!
Extingui em mim tudo o que possa desagradar-vos ou que se oponha à vossa vontade.
Seja o vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais vos possa esquecer nem me separar de vós.
Suplico-vos, por vossa bondade, que meu nome seja escrito em vosso Coração, pois quero viver e morrer como vosso verdadeiro devoto.
Sagrado Coração de Jesus, confio em vós!”
Santa Margarida Maria Alacoque, rogai por nós!
Veja ainda:
0 Comments