Santa Clara de Assis – Um exemplo de amor à Deus.

Santa Clara de Assis é uma grande santa da nossa Igreja, e uma inspiração para os membros da Aliança de Misericórdia. Seu amor pelos pobres e sua profunda reverência à Eucaristia são para nós um grande exemplo.

Pequena Biografia de Santa Clara

Clara D’Offreducci, nasceu em 1194 na cidade de Assis, na Itália. De uma família rica e nobre a santa viveu sua infância em um palácio.

Mesmo vindo de uma família muito rica, a jovem Clara sempre foi muito religiosa e, aos 18 anos, fugiu com sua amiga Felipa para encontrar São Francisco e assim fundar a ordem de Santa Clara, a vertente feminina dos franciscanos.

A santa vendeu tudo que tinha, inclusive seu dote de casamento e deu aos pobres, sua família ainda tentou dissuadi-la, mas a santa estava decidida a seguir o caminho de Deus.

Sua irmã Catarina, também fugiu para o convento aos 15 anos de idade e a família enviou seu Tio Monaldo para buscá-la à força. Ele amarrou a moça e preparou-se para arrastá-la de volta para casa.

No entanto, Clara, não suportando ver o sofrimento da irmã, pediu ao Pai Celeste que intervisse. Então, Catarina ficou tão pesada que ninguém conseguia movê-la.

Monaldo desistiu e Catarina entrou para o convento, onde recebeu o nome de Inês.

 

Francisco e Clara, uma amizade segundo o coração de Deus

A relação de amizade de Santa Clara e São Francisco sempre foi muito bonita. Francisco era mestre e amigo pessoal de Santa Clara, sendo ele próprio que cortou os cabelos da Santa quando ela fez os votos religiosos.

Depois de ter passado pelo convento de Santo Ângelo de Panço, São Francisco levou Clara e suas seguidoras para o Santuário de São Damião.

É possível notar essa bonita amizade nas biografias dos dois santos, onde conta-se da amizade pura que surgiu de uma busca verdadeira por Deus e uma entrega total à Divina Providência, mostrando inclusive como o caminho de ambos se tornou mais leve com o crescimento de uma amizade em Deus.

 

Santa Clara e Jesus Sacramentado

Quando os muçulmanos invadiram Assis, eles tentaram entrar no convento das Clarissas. Era costume dos sarracenos da época invadir conventos, roubar e violentar as freiras.

Santa Clara, então, pegou o ostensório com o Santíssimo Sacramento e disse aos invasores que Cristo era mais forte que todos eles. Inexplicavelmente, todos, tomados de grande medo, fugiram sem saquear o convento.

Santa Clara morreu em Assis, no dia 11 de agosto de 1253, aos 60 anos de idade.

Um dia antes de sua morte ela recebeu a visita do Papa Inocêncio lV, que lhe entregou a Regra escrita por ela, aprovada e aplicada a todas as monjas.

Na hora de sua morte ela disse: “Vá segura, minha alma, porque você tem uma boa escolha para o caminho. Vá, porque Aquele que a criou também a santificou. E, guardando-a sempre como uma mãe guarda o filho, amou-a com eterno amor. E Bendito sejais Vós, Senhor que me criastes”.

Sua canonização foi oficializada pelo Papa Alexandre lV, no ano de 1255, dois anos após sua morte. Santa Clara de Assis é representada com uma roupa marrom e touca branca, com uma custódia com o Santíssimo Sacramento.

 

Oração à Santa Clara de Assis

Ó, maravilhosa clareza e abençoada Clara. Em vida, ela brilhou para alguns, após a morte, ela brilha para todo mundo. Na Terra ela era uma luz clara. Agora está no céu como sol brilhante. Ó, quão grande a veemência do brilho dessa clareza. Na Terra a luz era realmente mantida dentro das paredes da clausura, ainda derramado de seus raios brilhantes. Amém. 

Fonte: A vida de Santa Clara – Minha Biblioteca Católica.

 

Você pode se interessar:

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password