fbpx

Qual o sentido do Batismo?

Foto: Josh Applegate @joshapplegate-unplash.

É pelo batismo que nos tornamos filhos de Deus e somos libertados do pecado original. Passamos a fazer parte da Igreja e somos membros de Cristo.

A origem do Sacramento

A palavra batizar vem do grego baptízein, que significa mergulhar, imergir. Isso mostra que, quando somos batizados, sepultamos em Cristo, mergulhamos na sua morte e concomitantemente ressurgimos com Ele como novas criaturas. Morremos para o pecado e ressurgimos pela graça e para a graça.

De fato, como nos lembra o Catecismo da Igreja no parágrafo 1213, toda a vida cristã tem seu fundamento neste sacramento. Todo aquele que quer usufruir de cada um dos sacramentos precisa antes de tudo do Santo Batismo. Ele é a porta de entrada que nos permite receber os demais sacramentos.

É pelo batismo que nos tornamos filhos de Deus e somos libertados do pecado original. Passamos a fazer parte da Igreja e somos membros de Cristo. Isso é muito importante, pois cada um de nós nasceu com a natureza humana decaída, ferida pelo pecado de Adão.

O pecado original, uma realidade

A mancha do pecado original não é uma simbologia, é algo real. Nascemos em meio às trevas e precisamos do Santo Batismo, também chamado iluminação ou banho da regeneração, para sermos libertos da escravidão do pecado e das más inclinações.

Infelizmente hoje em dia muitos pais não batizam seus filhos, ou ficam retardando o sacramento dizendo ser melhor esperar a criança crescer para ela fazer a opção de qual religião vai querer seguir. Fora aqueles que demoram para batizar a criança esperando ela ficar maior para poder usar roupas mais bonitas no dia do batizado, como se o sacramento fosse um mero evento social.

Necessidade para o ser humano

O Batismo é uma grande graça e também uma necessidade para todos os seres humanos. Todo aquele que não foi batizado pode vir a sê-lo. Todos nós precisamos deste sacramento, porque por seu intermédio a graça de nascermos de novo de fato ocorre.

A água do batismo não só significa purificação, mas de fato realiza aquilo que significa, isto é, purifica-nos. Assim todo aquele que pôde conhecer o Evangelho de Cristo e também tem a possibilidade de receber o batismo deve pedi-lo à Igreja.

Tal sacramento tão sublime só podemos recebê-lo uma vez. Deixa uma marca em nossa alma, um selo indelével, mostrando que somos consagrados a Cristo. Não nos pertencemos mais. Somos um povo de consagrados pelo nosso batismo. Nada pode tirar essa marca de nós. Porém uma vida de pecado grave pode impedi-lo de produzir seus frutos de salvação.

Enfim, este sacramento gera em nós também uma tríplice missão: ser profeta, rei e sacerdote; pois através de nosso Batismo participamos da tríplice missão de Cristo. Precisamos, desta maneira, colaborar para a salvação do mundo.

Prof. Dr. Joel Gracioso

 Para aprofundar:

Catecismo da Igreja Católica parágrafos 1213- 1284.

  1. Cirilo Folch Gomes. Riquezas da Mensagem Cristã. Rio de Janeiro: Lumen Christi.

0 Comments

    Leave a Comment

    nove + nove =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password