Por que sofremos tentações?

radioQuando enfrentais corajosamente as tentações, não é a tentação que vos torna fiéis e constantes; ela apenas revela as virtudes de constância e coragem que já existiam em vós, mas escondidas.

“Pensas”, diz o Senhor, “que Eu tinha outro objetivo, ao falar assim, do que tornar visível a tua justiça?” (Job 40,3 LXX) E diz noutro lugar: “Afligi-te e fiz-te sentir fome para manifestar aquilo que tinhas no coração” (Dt 8,3-5).

Fundado sobre a rocha, que é Cristo

Da mesma maneira, a tempestade não torna sólido o edifício construído sobre areia. Se queres construir, que seja sobre rocha.

Então, quando a tempestade se levantar, não derrubará o que estiver fundado sobre rocha; mas ao que vacila na areia mostra imediatamente que as suas fundações não valem nada.

Por isso, antes que se levante a tempestade, que se soltem as rajadas de vento, que transbordem as torrentes, enquanto tudo permanece ainda em silêncio, voltemos toda a nossa atenção para as fundações do edifício, construamos a nossa casa com as rochas variadas e sólidas dos mandamentos de Deus.

E, quando se desencadear a perseguição e uma torrente cruel se elevar contra os cristãos, poderemos mostrar que o nosso edifício está fundado sobre a rocha, que é Jesus Cristo (1Cor 3,11).

Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo
Homilias sobre S. Lucas