O que os avós têm para ensinar

Homens e mulheres que tem a sua história de lutas, dores, alegrias, conquistas e que tem tanto a nos oferecer com a sua presença. Lembrei-me das memórias escondidas em mim, que trago dos meus avós tão queridos e amados.

O Papa Francisco na sua Exortação Apostólica Amoris Laetitia, fala sobre o valor e reconhecimento que precisa ser dado aos avós:

“Uma família que não respeita, nem cuida dos seus avós, que são a sua memória viva, é uma família desintegrada; mas uma família que recorda é uma família com futuro”.

E acrescenta, “As suas palavras, as suas carícias ou a simples presença ajudam as crianças a reconhecer que a história não começa com elas, que são herdeiras de um longo caminho e que é necessário respeitar o fundamento que as precede”.

Você já pensou que o grande tesouro da sua história, pode estar mais perto do que imagina?

O que os avós têm a ensinar

Quando criança tive a oportunidade de morar um tempo com meus avós maternos, no interior da Bahia. Foi um tempo especial e que marcou minha vida. As lembranças ainda estão em minha memória, o banho no riacho, a melhor melancia para nós, marcada com a letra I, indicando o nome dele Inocêncio.

Os avós de Patrícia
Patrícia com seus avós e o esposo Ricardo.

O pé de goiaba dado de presente que causava briga entre as primas, pois, ele dava o mesmo pé de fruta para todas, as idas a feira no carro de boi, o leite quente tirado muito cedo da vaca, para que chegasse em casa, antes de acordarmos, o beiju da vó (tapioca), requeijão, docinhos de polvilho, infinitas recordações…

O meu avô paterno não tive a oportunidade de conhecer, mas soube que era um homem muito bom e minha avó conheci já bem velhinha, ouvi dizer que era uma mulher forte e criou todos os seus filhos com garra.

Por isso incentivo, minhas filhas a amarem seus avós mesmo morando longe, sabemos da tamanha importância de aprender com eles seus valores e seus dons!

Importância doa avós (1)A Vovó Lourdes, ensina a paciência de ficar brincando todo tempo que precisar, sabe cantar todas as músicas infantis é muito afetuosa.

 

Vovó Zilda, sempre se preocupando em dar o melhor que pode, ensina como cuidar e a amar em todos os detalhes, muito cuidadosa.

 

Vovô Ronaldo, aí é só diversão, sorvete e muita brincadeira, ensina a alegria que contagia é Importância doa avós (7)carinhoso e cuidadoso.

E o vovô Ari, que sempre tem uma balinha, um pirulito, um banquinho feito por suas próprias mãos, gosta mesmo é de por as meninas na terra, ensina o que sabe fazer e o valor do trabalho.

 

Como são importantes os valores ensinados aos nossos filhos, por aqueles que são nossos pais e assim as netas crescem e levam consigo o melhor de cada um.

E VOCÊ, O QUE VOCÊ APRENDEU OU APRENDE COM SEUS AVÓS?

Comente aqui os valores que você traz de seus avós!

Patricia Elias Viola

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password