fbpx

O que os avós têm para ensinar

Homens e mulheres que tem a sua história de lutas, dores, alegrias, conquistas e que tem tanto a nos oferecer com a sua presença. Lembrei-me das memórias escondidas em mim, que trago dos meus avós tão queridos e amados.

O Papa Francisco na sua Exortação Apostólica Amoris Laetitia, fala sobre o valor e reconhecimento que precisa ser dado aos avós:

“Uma família que não respeita, nem cuida dos seus avós, que são a sua memória viva, é uma família desintegrada; mas uma família que recorda é uma família com futuro”.

E acrescenta, “As suas palavras, as suas carícias ou a simples presença ajudam as crianças a reconhecer que a história não começa com elas, que são herdeiras de um longo caminho e que é necessário respeitar o fundamento que as precede”.

Você já pensou que o grande tesouro da sua história, pode estar mais perto do que imagina?

O que os avós têm a ensinar

Quando criança tive a oportunidade de morar um tempo com meus avós maternos, no interior da Bahia. Foi um tempo especial e que marcou minha vida. As lembranças ainda estão em minha memória, o banho no riacho, a melhor melancia para nós, marcada com a letra I, indicando o nome dele Inocêncio.

Os avós de Patrícia
Patrícia com seus avós e o esposo Ricardo.

O pé de goiaba dado de presente que causava briga entre as primas, pois, ele dava o mesmo pé de fruta para todas, as idas a feira no carro de boi, o leite quente tirado muito cedo da vaca, para que chegasse em casa, antes de acordarmos, o beiju da vó (tapioca), requeijão, docinhos de polvilho, infinitas recordações…

O meu avô paterno não tive a oportunidade de conhecer, mas soube que era um homem muito bom e minha avó conheci já bem velhinha, ouvi dizer que era uma mulher forte e criou todos os seus filhos com garra.

Por isso incentivo, minhas filhas a amarem seus avós mesmo morando longe, sabemos da tamanha importância de aprender com eles seus valores e seus dons!

Importância doa avós (1)A Vovó Lourdes, ensina a paciência de ficar brincando todo tempo que precisar, sabe cantar todas as músicas infantis é muito afetuosa.

 

Vovó Zilda, sempre se preocupando em dar o melhor que pode, ensina como cuidar e a amar em todos os detalhes, muito cuidadosa.

 

Vovô Ronaldo, aí é só diversão, sorvete e muita brincadeira, ensina a alegria que contagia é Importância doa avós (7)carinhoso e cuidadoso.

E o vovô Ari, que sempre tem uma balinha, um pirulito, um banquinho feito por suas próprias mãos, gosta mesmo é de por as meninas na terra, ensina o que sabe fazer e o valor do trabalho.

 

Como são importantes os valores ensinados aos nossos filhos, por aqueles que são nossos pais e assim as netas crescem e levam consigo o melhor de cada um.

E VOCÊ, O QUE VOCÊ APRENDEU OU APRENDE COM SEUS AVÓS?

Comente aqui os valores que você traz de seus avós!

Patricia Elias Viola

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password