fbpx

Pesquisa aponta que 30% dos homens não cuidam da própria saúde como deveria

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde em 2016, aponta que cerca de 30% dos homens não cuidam da própria saúde. Destes, metade acham que simplesmente não precisam de coisa alguma.

Infelizmente esta percepção errônea de que o homem é um ser indestrutível e resistente, faz com que doenças sejam descobertas em estágio avançado, o que causa grande dificuldade de tratamento e baixa qualidade de vida.

De acordo com secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, do Sistema Único de Saúde (SUS), promove ações específicas voltadas ao homem e às pessoas que ele quer bem. “O homem precisa se cuidar para estar bem, ao lado da sua família”, disse.

Por que fazer check up?

Os exames anuais têm a função de prevenção, ou seja, caso uma doença esteja em curso, sendo detectada no início, aumentará a qualidade de vida e as chances de cura.

Entre os problemas de saúde que mais acometem o homem estão a obesidade (57%), o alcoolismo (25%), o tabagismo (13%), segundo dados do Vigitel 2015.

As principais causas de morte entre os homens, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade, são as causas externas, como acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e lesões por violência.

Em segundo lugar estão as doenças do aparelho circulatório (como infarto agudo do miocárdio), seguida das neoplasias (brônquios e pulmões).

Abaixo seguem uma série de exames que se pode solicitar no SUS:
– sangue (hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia e insulina); – aferição de pressão arterial; – verificação de peso e cálculo de IMC (índice de massa corporal); – para os fumantes, exame de função pulmonar; – pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg); – teste de detecção de sífilis; – pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite C.

O Ministério da Saúde indica que tais cuidados devem começar já na adolescência.

Pré Natal masculino

Muitos não sabem, mas os homens, também, podem realizar consultas de pré-natal, tendo acesso a testes de sífilis, hepatites e HIV, além de tirar medidas antropométricas (pessoa, altura e índice de Massa Corporal); exames de rotina como hemograma, lipidograma; atualização do cartão de vacina; aferição da pressão arterial; e teste de glicemia.

Além disso, a publicação do Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016) que apresenta alguns artigos específicos ligados ao exercício da paternidade ativa e consciente, como a ampliação da licença paternidade para os funcionários das empresas cidadãs para 20 dias, o acompanhamento de consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez da esposa ou companheira aos funcionários registrados em CLT e a garantia de um dia por ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica.

Com informações do Portal do Ministério da Saúde

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password