Pentecostes – A Descida do Espírito

O Pentecostes é a festa da Descida do Espírito Santo sobre os cristãos, é a terceira maior festa da Igreja e é celebrado todos os anos 50 dias depois da Páscoa. Pentecostes vem do grego “pentekostē”, que quer dizer 50.

A Solenidade de Pentecostes marca o nascimento oficial da Igreja, quando o Espírito Santo desce sobre Maria e os Apóstolos reunidos no Cenáculo e eles passam a falar em línguas estranhas, evangelizando cerca de 120 pessoas.

Fundamentos Bíblicos sobre a festa de Pentecostes

A descida do Espírito Santo é anunciada por Jesus nos Evangelhos (em especial no evangelho de São João).

Essa descida aconteceu no dia da festa da colheita, conhecida como festa das primícias, onde os Judeus separavam a melhor parte de sua colheita e entregavam a Deus.

O Espírito Santo é a primícia de Deus, a melhor parte, o Defensor que vem sobre nós, o sopro da vida.

Em At 2, 2-3 vemos: “De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles”.

O Espírito Santo desceu sobre a Igreja reunida em Cenáculo e deu-lhes o dom de profetizar e anunciar o Evangelho em outras línguas, confirmando a ordem de Jesus em Mateus 28,19.

No Pentecostes a Igreja nasce oficialmente, nasce para evangelizar. São Pedro diz o que deve ser feito por aqueles que desejam receber esse Espírito: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2, 38).

O Espírito Santo, o Sopro de Deus

Mas, o Espírito Santo é o sopro de Deus, ele existe desde sempre e o Antigo Testamento vai nos mostrando.

Em Gn 1,2 vemos o Espírito de Deus que paira sobre as águas. Em Gn 2, 7 o homem ganha vida através do sopro de Deus. Em Jó 33,4, Jó afirma: “O Espírito de Deus me criou, e o sopro do Todo-Poderoso me deu a vida”.

Catequese sobre Pentecostes

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica: O Espírito Santo “é a terceira pessoa da Santíssima Trindade e é da mesma grandeza divina que o Pai e o Filho”.

Em João 14,16, Jesus prometeu que enviaria o Espírito Santo. Quando o Pentecostes aconteceu, os discípulos entenderam o que Jesus quis dizer com aquelas palavras.

Foi neste momento que os dons e carismas se manifestaram e os discípulos passaram a profetizar e realizar milagres em nome de Jesus.

O Espírito Santo é quem vivifica o homem, Ele parte da Santíssima Trindade, a Pessoa que vem habitar em nós.

Ele que nos impulsiona para o bem, ele nos eleva à santidade, sua graça nos ajuda a vencer o pecado, sem o Espírito Santo de Deus em nós não somos completos.

Nosso corpo, que é templo de Deus, precisa estar em estado de graça para receber o Espírito Santo, pois a palavra de Deus e a Tradição da Igreja afirmam que Deus não habita no pecado e na sujeira.

Por isso, devemos sempre buscar os sacramentos, para que o Espírito habite em nós e possamos ser verdadeiramente inteiros, habitados pelo Amor, partes do corpo místico de Cristo, partes da Santíssima Trindade.

No Pentecostes, o Espírito Santo transformou temerosos apóstolos em corajosas testemunhas de Cristo, esse é o poder do Espírito Santo, esse é o poder de Deus.

Em pouco tempo, milhares se batizaram, o milagre das línguas no Pentecostes mostra que a Igreja está lá para todos os povos desde o início: Ela é universal (= o termo latino para o grego kat’ holon, católico) e missionária.

Ela fala a todos os homens, supera barreiras étnicas e linguísticas, e pode ser compreendida por todos. Até hoje o Espírito Santo é a “alma” da Igreja, o princípio essencial de sua vida.

Não existe Igreja sem o Espírito Santo, por isso não existe Cristão sem o Espírito Santo, desde o Pentecostes o Espírito habita o coração da Igreja e de cada fiel.

O Youcat, no número 114 nos diz: “Sem o Espírito Santo não se pode entender Jesus”.

Sem o Veni Sancte Spiritus, ninguém na igreja pode ensinar, abençoar, guiar. Sem o Espírito não existe sacramento, pois o batismo é em seu nome, a Eucaristia se transubstancia pela descida do Espírito, etc.

 

Os Dons do Espírito dados no Pentecostes

São inúmeras as graças que o Espírito Santo derrama no coração daqueles que se abrem, mas são 7 os dons do Espírito que são derramados em favor da Igreja, são eles:

 

1 – Fortaleza

Por essa virtude, Deus nos propicia a coragem necessária para enfrentarmos as tentações, vulnerabilidade diante das circunstâncias da vida e também firmeza de caráter nas perseguições e tribulações causadas por nosso testemunho cristão.

2 – Sabedoria

O sentido da sabedoria humana reside no reconhecimento da sabedoria eterna de Deus, Criador de todas as coisas que distribui seus dons conforme seus desígnios. Para alcançarmos a Vida Eterna devemos nos aliar a uma vida santa, de perfeito acordo com os mandamentos da lei de Deus e da Igreja.

3 – Ciência

Nos torna capazes de aperfeiçoar a inteligência, onde as verdades reveladas e as ciências humanas perdem a sua inerente complexidade.

4 – Conselho

Permite à alma o reto discernimento e santas atitudes em determinadas circunstâncias. Nos ajuda a sermos bons conselheiros, guiando o irmão pelo caminho do bem.

5 – Entendimento

Torna nossa inteligência capaz de entender intuitivamente as verdades reveladas e naturais, de acordo com o fim sobrenatural que possuem.

6 – Piedade

É uma graça de Deus na alma que proporciona salutares frutos de oração e práticas de piedade ensinadas pela Santa Igreja.

7 – Temor de Deus

Teme a Deus quem procura praticar os seus mandamentos com sinceridade de coração. Como nos diz as Escritura, devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, e o resto nos será dado por acréscimo.

Santo Anastácio, a este respeito dizia: “A quem devo temer mais, a um homem mortal ou a Deus, por quem foram criadas todas as coisas?”.

Fonte: Católico Orante e Youcat

1 Comment

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password