Palestra “Adultos Informados, Crianças Protegidas” com a educadora portuguesa Margarida Ferraz.

Em  24 de março, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) São Domingos Sávio, projeto social da Aliança de Misericórdia recebeu pela segunda vez, a missionária e educadora portuguesa Margarida Ferraz para ministrar a palestra “Adultos Informados, Crianças Protegidas”, direcionada aos professores, educadores sociais e colaboradores das unidades CCA São Domingos Sávio, Padre Pio e Vila Cuore.

Na primeira ocasião, em 07 de março, Margarida conversou com as crianças e adolescentes do CCA São Domingos Sávio sobre a regra “Aqui ninguém toca” utilizando uma linguagem simples e lúdica com o apoio de dois bonecos, um menino e uma menina.

A Margarida Ferraz é uma missionária portuguesa, educadora e ativista do combate ao abuso sexual infantil, fundadora da Associação de Promoção da Prevenção ao Abuso Sexual Infantil em Portugal. Ela é uma sobrevivente de abuso e violência sofridos na infância e adolescência e sua comovente história foi contada no livro “Pérola” de Arlete Castro.

Através da Associação de Promoção da Prevenção ao Abuso Sexual Infantil Iniciou seu projeto de conscientização sobre abuso infantil, em duas frentes: conversando com crianças e adolescentes sobre a regra “Aqui ninguém toca” em escolas de Portugal e outros países, e realizando capacitação de educadores sobre o tema “Adultos Informados, Crianças Protegidas”.

Ela está no Brasil a convite da CERVI, Centro de Reestruturação para Vida, parceiro da Aliança de Misericórdia no CCA Oratório São Domingos Sávio localizado na Comunidade do Moinho no Centro de São Paulo. A entidade realiza acolhimento e atendimento com mulheres, casais e famílias que se surpreenderam com a notícia de uma gravidez inesperada. E também orientam mulheres vítimas de abuso, violência sexual e/ou doméstica, além de cuidar e oferecer suporte aquelas que já passaram por um aborto, seja ele provocado ou espontâneo.

“O trabalho da Margarida Ferraz com os colaboradores da Aliança de Misericórdia que atuam diretamente com as crianças e adolescentes é importante para aprofundar o conhecimento e capacidade dos profissionais em lidar com as situações que aparecem no dia a dia e que são diversas e muitas vezes bem complexas”, avalia Bia Hauptmann, Diretora de Desenvolvimento Institucional.

Proteger nossas crianças e adolescentes é um compromisso da Aliança de Misericórdia.

A ação de formação da Margarida Ferraz realizada no CCA São Domingos Sávio foi registrada por uma equipe de televisão e veiculada no dia 29/03 no telejornal “Hora 1” da TV Globo, confira:

Abuso sexual: vítima vira voluntária e ajuda crianças e adultos na identificação dos riscos