fbpx

Os Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael

Hoje, no dia 29 de setembro, se encerra a Quarentena de São Miguel e, celebramos junto com a Igreja, o Dia dos Santos Arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael.

A palavra arcanjo significa: “anjo principal”. São os chefes dos anjos que estão mais próximos de nós. Temos que lembrar que os arcanjos estão na 8ª hierarquia celestial, difundida por São Gregório Magno e São Tomás de Aquino.

Leia também: 7 questionamentos sobre os anjos

Os arcanjos são sete ao todo, porém, a Providência de Deus só revelou três à humanidade. Vamos, de forma muito simples, falar um pouco de quem são os três arcanjos e qual é o papel de cada um deles na História da Salvação.

 

São Miguel Arcanjo

São Miguel é o primeiro, o príncipe, aquele que combate em nosso favor. Seu nome tem um significado revelador: “Quem como Deus?”.

Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.

São Tomás de Aquino dizia que São Miguel tem acesso ao vestíbulo do Rei, ou seja, ele tem uma posição especial, pois só o servo de maior confiança tinha acesso ao vestíbulo do rei.

São Miguel tem uma intimidade profunda com Deus, um acesso íntimo de Deus. Ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual.

 

São Gabriel Arcanjo

O nome deste arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus”.

Ele é o anjo guardião dos sacerdotes, catequistas, da comunicação e das evangelizações.

Ele traz a verdade para tempos de obscuridade em nossa vida. No livro de Daniel, é São Gabriel quem coloca Daniel de pé quando ele está praticamente sem forças.

É Gabriel o anjo da anunciação. É ele que fala à Maria e tem a missão de anunciar o Salvador.

 

São Rafael Arcanjo

O terceiro arcanjo conhecido é São Rafael, e aparece no livro de Tobias. Ele pode ser chamado de: o Arcanjo da Misericórdia, Anjo de Pentecostes, pois carrega em si um fogo abrasador e é quem ensina Tobias a adorar o Senhor.

Seu nome significa “Medicina de Deus”, e a Sagrada Escritura nos conta:

Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tob 5,4).

São Rafael traz a cura, não somente física, mas a cura espiritual. É protetor do matrimônio e das famílias.

Eles estão ao nosso favor no caminho de Santidade

Os arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael estão unidos para fazer com que a vontade de Deus aconteça na nossa vida. A principal missão deles é nos conduzir à santidade e nos tornar mais próximos de Cristo.

Leia aqui: Súplica ardente dos Santos Anjos para tempos de provações

Oração aos Santos Arcanjos

Santos Arcanjos, socorrei-nos!

Ajudai-nos, ó grandes santos irmãos nossos, que sois servos, como nós, diante de Deus.

Defendei-nos de nós mesmos, da nossa covardia e tibieza, de nosso egoísmo e de nossa ambição, de nossa inveja e desconfiança, de nossa avidez em procurar a saciedade, a boa vida e a estima.

Desatai as algemas do pecado e do apego a tudo o que passa. Desvenda os nossos olhos que nós mesmos fechamos, para não precisarmos ver as necessidades de nosso próximo, e poder assim ocupar-nos de nós mesmos, numa tranquila autocomplacência.

Colocai em nosso coração o espinho da santa ansiedade de Deus, para que não deixemos de procurá-Lo com ardor, contrição e amor.

Contemplai em nós o Sangue do Senhor, que Ele derramou por nossa causa.

Contemplai em nós as lágrimas de Vossa Rainha, que ela derramou sobre nós.

Contemplai em nós, a pobre, desbotada, arruinada imagem de Deus, comparando-a com a imagem íntegra que deveríamos ser por Sua vontade e Seu amor.

Ajudai-nos a conhecer a Deus, a adorá-Lo, a amá-Lo e a servi-Lo. Ajudai-nos no combate contra os poderes das trevas que traiçoeiramente nos envolvem e nos afligem.

Ajudai-nos para que nenhum de nós se perca e para que um dia estejamos todos jubilosamente reunidos na eterna bem-aventurança. Amém

 

São Miguel, assisti-nos com vossos Santos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós.

São Rafael, assisti-nos com vossos Santos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós.

São Gabriel, assisti-nos com vossos Santos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós.

 

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

 

 

0 Comments

    Leave a Comment

    15 + vinte =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password