Oração por Brumadinho

Misericordioso Deus, / Pai de toda consolação, / ungi nossos corações, / flagelados pela dor, / com o óleo compassivo e terno do vosso amor, / para curar as feridas de nossa alma, / firmar-nos na certeza de que somos vossos filhos e filhas, / resgatando em nós a consciência da fraternidade solidária, / pela graça de perdoarmos a quem nos ofende e desrespeita a dignidade maior, / a pessoa humana.

Firmai nossos passos na convicção do bem / e no caminho da justiça para que tenhamos forças e sabedoria / na correção dos descompassos e prejuízos nascidos da ganância pelo lucro / sob o domínio da idolatria do dinheiro, / e vidas não sejam ceifadas / e a casa comum preservada para o bem de todos.

Amado Senhor Jesus, / com vosso olhar de Mestre, Salvador e Redentor do mundo, / do alto de vossa Cruz, / unidos na confiança em vós, / machucados, / enxergamos a devastação de nossa gente e de nossa terra, em Brumadinho, / Minas Gerais e no Brasil, / resultado de cidadanias desqualificadas, / leis inadequadas, / interesses distanciados do bem comum.

Em vosso coração, fonte perene da vida nova, / depositamos e vemos os nossos, pai, mãe, filho, esposos, genro, nora, neto, avô e avó, primos, parentes e amigos que partiram desta vida, / vítimas de crime ambiental e contra a humanidade.

Bandeira do Brasil envolta em lama-Oração por BrumadinhoEcoe nos corações as verdades do vosso amor, / certos de que a Verdade nos libertará / porque viestes para que todos tenham vida / e vida em abundância.

Espírito Santo de amor, / mestre de nossa santificação e humanização, / conscientes de que somos criaturas de Deus, / seus filhos e filhas, / morada vossa, / vinde em auxílio de nossa fraqueza / e renovai em nossos corações o grito amoroso de Abba / Pai, / despertando no coração de cada homem e mulher / o sentido e o compromisso da fraternidade e do respeito incondicional à dignidade humana, / fazendo brotar sabedoria e clarividência para que os julgamentos sejam justos, / na contramão da impunidade, / por escolhas não manipuladas.

Os governantes encontrem o gosto do exercício de seu poder na promoção da vida, / com especial predileção pelos pobres e sofredores; / os representantes do Povo amem a honestidade para servir na verdade; / os que ocupam cargos sejam competentes, / os que crêem sejam testemunhas credíveis; / os construtores da sociedade pluralista sejam autênticos servidores, / e nós todos sejamos simples e qualificados cidadãos, / vivendo a vida segundo vossa força amorosa!

Para que não se repita a tragédia ambiental e humana de Brumadinho, / entre outras tragédias acontecidas e anunciadas, / produzidas pelo descompasso da ganância e da falta de amor, / e não sejam varridas vidas humanas e o meio ambiente da face da terra, / abrimo-nos confiantes ao amor de Deus nosso Pai, / comprometidos no seguimento do amado Senhor Jesus, / guiados pela força amorosa do Divino Espírito Santo, / para construir um mundo melhor / enquanto todos caminhamos rumo ao Reino definitivo.

Amém.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo