Oração para dormir melhor

Você tem alguma dificuldade para dormir? Saiba que não está sozinho! Distúrbios no sono atingem cerca 73 milhões de brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira do Sono.

Uma pesquisa divulgada pela revista New Scientst, revelou que o cérebro de pessoas com insônia apresentavam desconexões nas áreas correspondentes à memória, ao aprendizado, olfato e emoção. Há também falhas na parte que regula o estado de alerta, a consciência.

Alguns maus hábitos antes de dormir também devem ser abandonados, como ficar no computador e celular, atividade física, consumo de cafeína. Outras causas são o estresse, ronco, questões hormonais, depressão, enfim. Seja lá qual for a causa, não custa nada usar este remédio santo e eficaz: a oração antes de dormir.

Dormir tranquilo

São João Bosco disse uma vez sabiamente “o melhor travesseiro é uma consciência tranquila”. Como a pesquisa apontou, o cérebro de quem dorme mal (ou nem dorme), apresenta falhas em partes como a memória, emoções e consciência, por isso, queremos propor um remédio milenar deixado por santos da Igreja. O exame de consciência. 

Nele você examina seu dia, pede perdão pelos erros e promete no dia seguinte ser melhor, lembra coisas que você queria enterrar, mas, sua consciência provavelmente não iria deixar.

Mulher com insônia
Pedir perdão e dar perdão pode nos devolver a tranquilidade na hora de dormir. Foto: innc.med.br/.

Infelizmente o tempo não volta atrás e não adianta se angustiar por uma palavra torta ou uma briga.

O objetivo do exame de consciência e da oração da noite é nos fazer confiar na Misericórdia de Deus que se renova a cada manhã e nos dá a oportunidade de sermos melhores.

Se ao fazermos o exame tivermos a oportunidade de pedir desculpas, ou perdão, o façamos antes de dormir; coloquemos a verdade, seja para o esposo, esposa, mãe, irmã…todos merecem uma segunda chance. “Que o sol não se ponha sobre o seu ressentimento” (Ef 4, 26).

Muitas vezes nos cobramos demais, não nos perdoamos e o exame de consciência vem para aliviar o peso da culpa. Por consequência, cobramos demais os outros também sendo relutantes em dar o perdão.

Esta oração da noite nos faz lembrar que existe um Deus providente que nos dá tudo e por isso mesmo nos convida a sermos generosos para com o próximo. Portanto, não podemos esperar; iniciemos hoje mesmo a rotina de examinar a nossa mente para que aos poucos ela fique sã e possamos dizer como o salmista:

“Em paz me deito e logo adormeço, porque só tu Senhor me fazes repousar em segurança”.(Sl 4, 8)

Como fazer o Exame de Consciência Diário[1]

Desenho de criança orando ao pe´da cama
Faça a experiência de recordar todo o bem que Deus te concedeu ao longo do dia. (Imagem: Imagem: site Oração e Fé).
  1. Agradecer a Deus por seus dons, pelo bem que acontece em mim, no mundo, nos meus irmãos e irmãs.
  2. Pedir a luz do Espírito Santo para reconhecer a obra que o Senhor quer realizar em mim e para reconhecer e rejeitar o mal, com suas tentações, insinuações e seduções.
  3. À luz do Evangelho, com os olhos da fé, verificar minha resposta a Deus:
  4. Trazer à memória o meu dia, descobrindo aquilo que me deixou maior marca: consolação (paz, alegria, esperança, fé…) ou desolação (medo, angústia, vazio, tristeza…).
  5. Escolher a reação, o sentimento, o pensamento ou a ação que foi mais constante, que deu a tônica, o sabor do meu dia.
  6. Analisar essa experiência vivida descrevendo-a, procurando ver sua origem, sua causa ou para onde ela me leva…Qual a minha reação: passividade? Recusa? Aceitação? Como estou agora?
  7. Pedir perdão ao Amigo Fiel, nosso Salvador, pelo bem que deixei de fazer.
  8. Minha resolução para o futuro: pedir a graça de ser fiel e de permanecer na busca da vontade de Deus.

Ato de Contrição

Senhor, meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; pesa-me, também, de ter perdido o Céu e merecido o inferno. Proponho-me firmemente, ajudado com o auxílio da vossa Divina Graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Amém.

[1] Segundo os passos de Santo Inácio de Loyola.

Segundo Fonte de Notícias Uol

Oração retirada do Livro de Orações da Aliança de Misericórdia que pode ser adquirido neste link

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password