fbpx

Opções de arte e entretenimento para o público católico hoje

É raro, mas existem opções de qualidade que vale a pena ver e investir, até porque, a arte não é só entretenimento é também um meio de transcender.

Mudança de visão

Não sei se você sabe, mas boa parte da cultura Ocidental, desde a literatura, às artes e ciências, devem muito a três pilares: a filosofia grega, o direito romano e a Igreja Católica.

Estas três instituições conservaram o que a humanidade aprendera ao longo dos séculos com relação à visão de mundo, como organizá-lo e ordená-lo e a entender a relação do homem com o transcendente (Deus).

A cultura e a arte acompanhavam esta visão, as obras buscavam inspiração em Deus e por isso, a riqueza de detalhes, tudo para elevar o homem deste mundo, nem que fosse por um instante.

Todavia, as mudanças culturais e das estruturas da sociedade começaram a influenciar também a arte. Os padrões e conceitos de beleza e estética foram substituídos por utilitarismo e praticidade.

Até chegar ao ponto de um bidê e uma lata cheia de fezes serem consideradas obras de arte (bem caras, por sinal!).

Aqui conseguimos entender um pouco a razão pela qual não encontramos opções de arte, cultura e entretenimento que sejam edificantes para uma criança e a família.

Quase tudo expressa agressividade, violência e até pornografia (que é diferente de erotismo). Quando não é isso uma exposição de artes plásticas por exemplo, é tão confusa que legendas são necessárias para explicar a intenção do autor com cada obra.

Isso nos faz questionar: para que serve a beleza?

Artista trabalha em seu atelier. Iconografia Santa Cruz.

Certa vez o filósofo e escritor russo chamado Fiódor Dostoiévski disse em um de seus livros que: “A beleza salvará o mundo!”. O sentido desta frase é mais complexo do que pensamos.

A beleza em si não pode nada e só faz sentido se fizer parte de um tripé: beleza, verdade e bondade.

Sem a verdade e o bem, a beleza se torna fugaz e sem vida. Por sua vez, a verdade sem a materialidade da ação, não produz frutos; e o bem separado dos outros dois não passa de um sentimento reconfortante e estéril.

Em tempos difíceis, quando o bem e a verdade parecem estar ofuscados, é porém, a beleza que tem a missão de resgatar ambas e trazê-las à luz.

Deste modo, os cristãos não devem se calar diante de tantas expressões, e nosso papel é equilibrar esses elementos.

O que já foi arte não volta mais e a cultura moderna de forma nenhuma é completamente dispensável. Se abandonarmos a arte nas mãos de gente sem talento, privaremos a humanidade de encontrar-se consigo mesma.

Temos que oferecer uma alternativa e propor um diálogo, marcar o nosso tempo com os sinais da transcendência (do divino) e assim seremos um contraponto e conciliaremos beleza, verdade e bondade.

Refúgio nos dias de hoje

Neste contexto, que bom seria encontrar no mercado uma plataforma de filmes, estilo Netflix, Amazon, Telecine e outras, mas com um conteúdo totalmente e voltado para o público cristão e conservador. Seria bom, não é mesmo?

Ou uma livraria que oferecesse o melhor da literatura cristã ou ainda, encontrar artistas que realizam obras de qualidade que inspiram e elevam?

É raro, mas existem opções de qualidade que vale a pena ver e investir, até porque, a arte não é só entretenimento, mas um meio pelo qual buscamos inspiração para viver neste mundo fazendo a diferença.

Primeira dica: Lumine TV

Esta plataforma de filmes e séries promete oferecer ao público um material edificante, tanto que o seu lema é “Filmes e séries para quem se importa com a beleza, a verdade e a bondade”.

A Lumine promete um conteúdo relevante e construtivo para toda a família, com pilares em conteúdos infantil, religioso, político e histórico.

Ficou curioso e quer fazer um teste? Há um período de 7 dias de acesso gratuito e depois você pode optar ou não pela assinatura anual ou mensal. As informações estão neste link: cadastro.lumine.tv

Minha Biblioteca Católica

A ideia nasceu entre amigos que tinham o interesse em encontrar boas leituras católicas.

Este interesse comum se transformou no projeto Minha Biblioteca Católica e bateu record de tiragem já no primeiro mês.

A ideia é oferecer ao assinante um box mensal com o que há de melhor na literatura católica, numa edição única com design exclusivo. Se interessou? Se você é um apaixonado pela leitura esta é uma ótima oportunidade de ter um material bem feito e único.

Link para a Minha Biblioteca.

Atelier de Iconografia Santa Cruz

O atelier oferece produtos, como pinturas de estatuas sacras, murais de paróquias e igrejas e demais espaços sagrados e inscrição de ícones particulares (sob encomenda). Há também cursos de iconografia grega.

Na descrição de seu trabalho, encontramos: “O Atelier de Iconografia SANTA CRUZ funciona como um canal da beleza espiritual entre os homens.

Essa beleza espiritual que não se transmite através da palavra oral ou escrita, pode ser entendida e sentida através da voz silenciosa das artes sacras, dos ícones”.

Para saber mais e acompanhar os trabalhos você pode acompanhar pelo Facebook ou Instagram.

Trabalho gráfico – Seja O Trigo.

Arte digital

Quem disse que a arte digital também não nos ajuda na vivência do Sagrado? Um bom exemplo é o trabalho do perfil “Seja o Trigo”, do católico Anderson Santos, que também já foi colaborador da Aliança.

Seja com frases de músicas, bíblicas ou textos nascidos de sua experiência com Deus, Anderson traduz tudo em arte. As vezes mais tradicionais, noutras vezes mais inovadoras, mas sempre com beleza. O próprio artista define seu perfil no instagram como um “diário artístico de oração”.

Recentemente, o designer e membro da RCC da Diocese de Guarulhos teve suas artes repostadas pelo grupo Rosa de Saron. Conheça o trabalho do “Seja o Trigo”.

Se você conhece algum outro artista ou grupo que faz uma arte inspira compartilha conosco.

0 Comments

    Leave a Comment

    14 + dois =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password