O CORAÇÃO DE JESUS E O NOSSO CARISMA

Encerro-me no Vosso Coração compassivo, que é um mar de misericórdia insondável” (Santa Faustina, DF)

Para os membros da Aliança de Misericórdia, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é de suma importância, podemos dizer que é um “dado carismático”, recebemos junto com o nosso carisma.

Na imagem da Imaculada do Espírito Santo, nossa Mãe e Fundadora, vemos que ela traz em suas mãos o Coração de Jesus, do qual brotam as cores do Arco Íris de Misericórdia, que expressam nossa missão de evangelização.

Ainda no Testamento Espiritual da Maria Paola encontramos uma referência ao Coração de Jesus, como ícone para todos os filhos da Misericórdia:

“Desejo que todos os filhos e filhos da Misericórdia, irmãos do grupo Arco-Íris e amigos tenham o dom de compaixão para sofrer com quem sofre, e se alegrar com quem está na alegria. Que o coração de Jesus seja vosso ícone. Que vocês possam amar todas as pessoas que se aproximam de vocês com o coração de Jesus, amante, apaixonado que busca todas as almas.”

Entendemos, de forma geral, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus como muito presente na vida da nossa comunidade. Também por isso, nas primeiras sextas-feiras de cada mês, a Aliança realiza a Vigília MMAE, pois é o dia que a Igreja faz a reparação ao Divino Coração que, na sexta santa, foi aberto por nós. Nos unimos como Igreja nessa devoção, como dia de intercessão e reparação às feridas que toda a humanidade continua a fazer em Seu peito.

O Sagrado Coração e o Carisma da Misericórdia

Ao longo de séculos nos deparamos com o exemplo luminoso dos santos que amaram de tal forma o Sagrado Coração de Jesus ao ponto de carregá-lo literalmente em si, ou por vezes, mantendo uma relação de extrema intimidade com Ele.

“Por esse Coração divino conheci vossos secretos juízos. Por ele me destes tão numerosos e doces testemunhos de vosso amor, que se não conhecesse vossa inefável condescendência, eu ficaria surpreendida ao ver-vos prodigalizá-los até mesmo à vossa amada Mãe, se bem que Ela seja a mais excelente criatura e reine convosco no Céu.” (Revelações de Santa Gertrudes, livro 1, cap.9)

Outra Santa, consagrada a Deus que nos deixou como legado a experiência de intimidade com o Sagrado Coração, foi Santa Teresa d’Ávila. Tamanho se tornou seu amor a Jesus que à mesma foi concedido a graça da “Transverberação” que é a experiência mística de ser transpassado no coração causando uma grande ferida, a exemplo de nosso Senhor que na Cruz sofreu a mesma dor, por amor a nós.

“A dor era tão grande que eu soltava gemidos, e era tão excessiva a suavidade produzida por essa dor imensa que a alma não desejava que tivesse fim nem se contentava senão com a presença de Deus” ( O Livro da Vida).

A Faustina, em inúmeras revelações, Jesus mostrou o Seu Coração Divino, como porta, acesso, possibilidade de encontro das almas com o céu. Ele convida-nos a recebermos pessoalmente, com confiança, graças e mais graças, que como Carisma, não são só para nós, mas para a humanidade inteira:

“Por ti desci do céu à terra, por ti permiti que Me pregassem na Cruz, por ti permiti que fosse aberto pela lança o Meu Sacratíssimo Coração e, assim, abri para ti uma Fonte de Misericórdia. Vem haurir graças dessa fonte com o vaso da confiança” (DF 1485)

E como esse chamado identifica-se com o nosso carisma?

Sabemos que a possibilidade de amar e evangelizar através de Seu Coração é um dom dado por Ele mesmo e pela Sua atuação amorosa em nós.

Nos deparamos aqui com um grande segredo para nosso caminho dentro do carisma: Só é possível realizá-lo inteiramente se tivermos em nós seu próprio Coração. Porém, de forma cotidiana, em nossa atuação evangelizadora, no acolhimento dos mais pobres e na nossa doação para com eles. É o próprio Jesus, seu próprio coração que ama através de nós!

“Que o coração de Jesus seja vosso ícone. Que vocês possam amar todas as pessoas que se aproximam de vocês com o coração de Jesus, amante, apaixonado que busca todas as almas”

Enquanto Aliança de Misericórdia não somos chamados a somente amarmos o Coração de Jesus, mas em nos assemelharmos a Ele, deixando-nos transpassar com Ele, para que a Misericórdia possa chegar a tantos que sofrem. Somos chamados a sermos “outros Corações de Jesus”, de onde jorra a Misericórdia para a humanidade.

Oração ao Coração Imaculado de Jesus

(Oceano da Misericórdia infinita):

Coração Imaculado de Jesus

transpassado por amor,

fonte de Misericórdia

anula-me em Ti.

Eu me abandono em Ti, 

confio em Ti,

me perco em Ti,

consuma-me em Ti.

 Funde-me no fogo do Teu amor

e faze-me homem pelos outros, 

homem entre os homens,

servo da Misericórdia,

coração transpassado,

fonte de Amor

que jorra,

das feridas do meu pecado,

como gemido do Espírito,

pela redenção do mundo.

 Vanessa Paula de Jesus

(missionária celibatária da Aliança de Misericórdia)

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password