fbpx

Natividade de São João Batista

No mês de Junho celebramos a natividade de São João Batista, é daí que vem a famosa tradição do São João!

A festa junina mais famosa do Brasil é em homenagem a esse grande santo, considerado o último dos profetas, aquele que foi o precursor de Nosso Senhor e anunciou a sua chegada, pregando um batismo de conversão ao povo de Israel.

São João Batista é o primo de Jesus e é uma das 3 pessoas que a Igreja Católica comemora a Natividade, em geral, comemoramos o dia da morte dos santos, mas no caso de São João Batista, celebramos tanto sua Natividade quanto sua Morte, mas por quê?

Antes de tudo, é importante dizer quais as 3 natividades que celebramos na Igreja Católica. São elas:

  • Dia 8 de Setembro celebramos a Natividade de Nossa Senhora;
  • No dia 25 de Dezembro celebramos o Natal (Natividade) de Nosso Senhor Jesus Cristo;

“E, finalmente, o nascimento de São João Batista, que, embora não tenha sido imaculado como o foi Nossa Senhora, teve, porém, o coração purificado já no ventre de Santa Isabel, logo após a saudação de Maria”, como lembra o Pe. Paulo Ricardo em seu site. “Apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lc 1, 41).

A partir daí, sua missão se torna cada dia mais evidente. Ele foi um grande personagem na história da redenção, o profeta que anuncia a chegada do Messias.

O homem que desafia as racionalidades humanas e as autoridades pregando um batismo de conversão, sem medo de denunciar a hipocrisia do povo, aquele que era chamado a preparar o caminho do Senhor.

O santo que iria batizar Jesus e que anunciaria que “não era digno de desamarrar as sandálias dos pés do Senhor”.

É ele que anuncia que Jesus é o Cordeiro de Deus, profetizando o sacrifício da cruz.

São João Batista viveu e morreu como santo e, por isso, Jesus o chamou de “o maior dentre os nascidos de mulher, mas o menor no Reino dos Céus”, para mostrar a grandeza e importância de São João Batista.

Por isso, hoje celebramos a Natividade de São João, o Batista, e pedimos a Deus a força para vencermos nossos pecados e nossa inclinação ao mal.

Saiba mais sobre São João Batista aqui!

Tendo São João como exemplo, devemos nos converter ao Evangelho de Cristo, fazer penitência por nossas faltas e assim, como ele, anunciar Aquele que é maior do que nós, para o que o mundo conheça e acredite que Jesus é verdadeiramente o Messias que deveria vir.

São João Batista, rogai por nós!

Falando em São João e Festa Junina, que tal curtir um forrozinho com nossos irmãos, relembrando o encontro “O Sertão vai virar mar”:

 

0 Comments

    Leave a Comment

    3 × dois =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password