Nota de pesar pelo falecimento de Monsenhor Jonas Abib
A Aliança de Misericórdia lamenta profundamente o falecimento de Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova. Aos 85 anos de vida, ele nasceu para o céu nesta segunda feira, 12/12, festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe.
A Comunidade Canção Nova confirmou a morte de Pe. Jonas às 22h14 desta segunda, ocorrida em função de insuficiência respiratória por bronco-aspiração e disfagia motora. Desde maio de 2021, o sacerdote estava em tratamento quimioterápico de um mieloma múltiplo.
Neste momento de dor, a família Aliança de Misericórdia manifesta seus sentimentos e permanece unida em oração junto aos irmãos da Comunidade Canção Nova.
Mensagem do Pe. João Henrique
Abaixo, publicamos a mensagem de solidariedade enviada por Pe. João Henrique, fundador da Aliança de Misericórdia:
“Unidos no amor e na dor à Luzia, Eto e todos os irmãos da Canção Nova e de toda a Igreja, recebemos a notícia da “Páscoa eterna” do querido Monsenhor Jonas Abib. Não podia ser um dia mais glorioso para que a Virgem de Guadalupe acolhesse na Glória do Pai aquele filho predileto, Monsenhor e (acima de tudo) padre Jonas, que Maria Santíssima tinha escolhido como “seu embaixador digno de toda confiança”.
Foi através dele que um novo sopro e cântico do Espírito Santo pode chegar ao Brasil, à América…à terra inteira! Mesmo na dor da separação terrena, não podemos deixar de agradecer a Deus por tê-lo recebido como presente precioso para todos nós, membros das novas comunidades no Brasil.
Pai e Fundador da Canção Nova, evangelizador de fogo, homem do Espírito, repleto de Amor e alegria, padre Jonas tem sido instrumento de Paz, de “Avivamento carismático” para a nossa Igreja…e muito mais. Através dele, o Senhor tem confirmado o Seu chamado para inúmeras obras nascidas no Brasil.
Assim foi também para nós da Aliança de Misericórdia.
Quando o procuramos, com o padre Antonello, no momento do discernimento para o nascimento da Aliança de Misericórdia, ele, sem hesitação, disse: ‘não duvidem que esta é Obra de Deus. Vocês vão ser como o coração no corpo místico da Igreja. A Misericórdia é o Coração do Pai. O coração é um órgão pequeno que, porém, purifica todo o sangue do corpo inteiro. Receberão rios de sangue poluído pela miséria humana dos mais pobres e sofridos, e devolverão para a Igreja rios de Misericórdia e de santidade’.
Mais tarde ele acrescentou:
“A Aliança de Misericórdia é comunidade irmã da Canção Nova. Na batalha espiritual deste tempo, a Canção Nova é como a aviação do exército do Senhor que vem pelo ar, através da evangelização pelos meios de comunicação. A Aliança é como a infantaria que vem de pés no chão, nas calçadas das cidades, no meio do povo de rua, proclamando o Evangelho da Misericórdia”.
Esta profecia se tornou vida e o padre Jonas e a Canção Nova tem manifestado continuamente seu carinho e apoio ao longo do nosso caminho nestes anos todos. Nossa gratidão é imensa!
Todos, junto com a querida Canção Nova, perdemos um pai, um profeta, um grande apóstolo da nova evangelização, cheio de ousadia e poder no Espírito Santo. Ganhamos um santo, um intercessor, um irmão que nos impulsiona a perseverar com mais força na missão que o Senhor nos confia, pois o nosso coração ainda bate e não podemos deixar de amar e consumir-nos por amor deste mundo que perece por falta de conhecimento, desesperado por necessidade de Misericórdia!
Padre Jonas, do alto, de perto do Pai, juntamente com todos os irmãos que aí nos precedem, obtenha para nós, na batalha espiritual deste tempo, força e perseverança para que, nos céus possamos um dia cantar eternamente a Sua Misericórdia!”.
Monsenhor Jonas Abib
Jonas Abib nasceu em Elias Fausto (SP) em 21 de dezembro de 1936. Filho de Sérgio Abib, ascendente sírio-libanês, e de Josepha Pacheco Abib, de ascendência italiana, ele passou a morar em São Paulo desde criança. Mudou-se para o Vale do Paraíba em 1950, quando tinha 13 anos e foi transferido para o seminário salesiano do Colégio São Manoel, em Lavrinhas. Foi ordenado como sacerdote em 1964. Nos primeiros passos como padre, decidiu se dedicar ao trabalho com os jovens, por meio de assistência, retiros e dando aula na Faculdade de Ciências e Letras de Lorena.
Em 1971, ficou muito marcado por participar da Renovação Carismática Católica. Passou a se empenhar ainda mais no trabalho com os jovens e, em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, cujo objetivo é evangelizar por meio da comunicação social. A comunidade se popularizou primeiro com o rádio, depois com a TV e, hoje, também com a internet. Com isso, Jonas Abib passou a ser conhecido no país todo e mobilizava milhares de fiéis na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista.
O título de monsenhor foi concedido ao religioso pelo Papa Bento XVI em 17 de outubro de 2007 a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos. O título é dado pelo Papa a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses.
Em 2008, a comunidade recebeu o Reconhecimento Pontifício, em Roma, no Vaticano. Desde então, é considerada uma “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício”, que significa estar a serviço não somente da Igreja local (arquidiocese ou diocese), mas a serviço da Igreja no mundo inteiro. Seis anos depois foi assinado o decreto que concedeu à Canção Nova o Reconhecimento Definitivo do Vaticano.
0 Comments