Livros para aprofundar a devoção a Maria

“Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1Pd 3, 15).

Dar razões da nossa fé

Quando somos confrontados ou simplesmente questionados sobre os porquês da nossa fé, somos impulsionados a avançar um pouco mais no campo da razão para assim aprofundarmos o nosso crer.

É assim também com a devoção católica à Maria. De repente se alguém nos pergunta sobre por que recorremos à sua intercessão ou por que a chamamos de Mãe de Deus ou porque lhe dedicamos lugar de veneração, saberemos de maneira eficaz responder?

Para ajudar um pouco neste sentido, queremos indicar alguns títulos que você pode adotar como livro de cabeceira. São livros que vão desde a espiritualidade até a eventos históricos que nos revelam quem foi e quem é Maria para nós.

Por fim, seguem as indicações:

De doutrina a espiritualidade

1 – “Ave Maria, a oração da Mãe do Senhor” (Padre Luís Mehler)

Neste livro você terá acesso à base da devoção à Mãe de Deus com uma análise ilustrada da principal oração mariana:

“Descubra por que a Igreja sempre recomendou que, juntamente com o Pai Nosso, que os fiéis católicos rezassem a Ave Maria. A história e o significado profundo dessa bela oração, exposta com muitos exemplos e fatos históricos ilustrativos da sua eficácia extraordinária” (Sinopse do Livro).

2 – “Tratado de Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” (São Luiz M. Grignion de Monfort)

Este livro ficou oculto por 130 anos. Neste manuscrito, São Luiz revela o quanto padeceu para poder conclui-la e que o demônio tentaria destruí-la de qualquer forma.

“Prevejo que muitos animais frementes virão em fúria para rasgar com seus dentes diabólicos este pequeno escrito e aquele de quem o Espírito Santo se serviu para o compor. Ou pelo menos procurarão envolver este livrinho nas trevas e no silêncio de uma arca, a fim de que não apareça” (nº 114).

Assim, aqueles que desejam se consagrar a Jesus por uma via mais segura e perfeita, devem ler este Tratado e iniciar seu caminho pelas mãos de Maria.

3 – “Caminho espiritual com Maria” (Pe. João Henrique)

Preparar para consagração a Maria com meditações de Pe. João Henrique. O livro propõe um roteiro dinâmico tendo como base o Carisma da Aliança de Misericórdia.

4 – “A Mãe do Salvador e nossa vida interior” (Reginald Garrigou Lagrange o.p.)

Uma extensa exposição de doutrinas sobre a Mãe de Deus, relacionando-as à nossa vida interior. O autor segue de maneira hábil uma exposição sobre Maria baseando-se no método de Santo Tomás de Aquino.

5 – “A Virgem Maria: 58 Catequeses do Papa João Paulo II sobre Nossa Senhora”

As principais catequeses de São João Paulo II, grande devoto de Maria compiladas neste livro. Ele apresenta aqui, tudo o que a Igreja sabe sobre Maria baseado no tripé Magistério, Tradição e Sagradas Escrituras. “É uma obra indispensável a todos que desejam conhecer e ensinar sobre a Virgem Maria, sem erros, sem omissões e sem exageros”.

6 – “Maria – O Espelho de ser Mulher” (Frei Elias Vella)

Frei Elias Vella procura através do livro apresentar a maternidade de Maria àqueles que sentem um certo vazio do amor maternal.

Muitos, com receio de ignorar Jesus, têm medo de acolher Maria. Porém, o Filho ficará feliz de ver que apreciamos sua Mãe tanto quanto ele. Além disso, o frei Elias faz uma longa reflexão sobre a maravilhosa missão de ser mulher no plano de Deus.

7 – “O Grande Silêncio – O alerta da Virgem Maria contra o comunismo no Brasil” (Ana Lígia Lira)

Este livro fala sobre as aparições de Nossa Senhora das Graças em Cimbres, Pernambuco e traz ao público a transcrição completa do diário pessoal do Frei Estevão Rottger, um dos religiosos mais envolvidos no processo de verificação e aprovação das aparições.

Esta quarta edição do livro conta com uma apresentação do Pe. Gabriel Vila Verde e um prefácio do Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Júnior.

Bons estudos e Salve Maria!

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password