“Isto é o Meu Corpo”: A Presença Real na Eucaristia

A crença de que o pão e o vinho realmente se tornam o Corpo e o Sangue de Jesus é, talvez, o ensinamento que mais distingue a Igreja Católica. E ela está na Bíblia de forma direta.

O discurso que fez pessoas irem embora

“…se não comerdes a carne do Filho do homem… não tereis vida em vós.” (João 6,53-55)

Jesus usa um verbo grego que significa literalmente “mastigar”. Diante do escândalo dos ouvintes, Ele não corrige nada — deixa que discípulos vão embora, mantendo a afirmação literal.

“Isto é o meu corpo”

(Lucas 22,19-20)

Na Última Ceia, Jesus não diz “isto representa” — diz “isto é”. A construção mais natural em aramaico era exatamente essa: uma afirmação de identidade.

Paulo trata isso com extrema seriedade

“…será culpado do corpo e do sangue do Senhor.” (1 Coríntios 11,27)

Como alguém pode ser “culpado do corpo e do sangue do Senhor” ao comer um pedaço de pão comum, se fosse apenas um símbolo?

Para um católico, o pão consagrado não é “apenas pão” — é, segundo a própria promessa de Jesus, o Corpo de Cristo, real e verdadeiramente presente.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password