Há 20 anos temos a certeza de que “O Espírito do Senhor está sobre nós”

Hoje comemoramos 20 anos da Palavra constitutiva da Aliança de Misericórdia.

Todas as Novas Comunidades têm em seus carismas uma Palavra Constitutiva, algo presente na Palavra de Deus que confirma aquela missão. Na Aliança de Misericórdia não é diferente, claro. E hoje, 12 de dezembro, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, celebramos essa data de confirmação do nosso chamado.

A Aliança foi gerada através do sonho de Deus, onde dentro desse Carisma todos aqueles que não conhecem e estão distantes do amor do Pai são transformados através da misericórdia Divina.

Quarentena do Homem Velho

O discernimento para o nascimento da Aliança aconteceu aos poucos, mas teve na quarentena do Homem Velho – forte período de 40 dias de oração, escuta e discernimento – sua mais forte e “divina” confirmação”.

Num bate papo com nossa equipe de comunicação, Padre João Henrique falou sobre a Palavra Constitutiva da Aliança de Misericórdia presente em Isaias 61, e confirmada em Lucas 4, 18-19 e sua importância em nosso carisma:

Evangelizar para transformar

Tínhamos um sonho de juventude – eu e Padre Antonello – e em nosso coração ecoava uma Palavra: ‘o Espírito do Senhor está sobre mim’ (Lc 4, 18-19). Ele me ungiu, me consagrou e me enviou para levar uma Boa Nova aos pobres’. Um carisma de evangelização sintetizado por Dom Gil no lema da Comunidade, ‘Evangelizar para transformar’.

Através dessa Palavra nós sentíamos que o Senhor nos chamava a viver este amor preferencial pelos pobres espiritualmente e materialmente com toda a riqueza dos carismas que o Espírito Santo quer manifestar em nossa vida“.

Por fim, relembrou nosso fundador:

“Foi uma surpresa para nós que o fim da quarentena do homem velho caísse na festa de Guadalupe (12/12/1999) e, naquele ano, caía num domingo do advento. Foi aí que a Palavra de Deus naquele domingo tinha uma potência particular para a nossa vida. Era uma confirmação extraordinária no nosso discernimento, porque naquele dia saiu exatamente essa Palavra de Isaías 61 na primeira leitura. Nós começamos a chorar quando foi lida e foi uma alegria tão grande porque era exatamente a Palavra que tínhamos no coração, a Palavra que o Senhor tinha revelado interiormente. Nós precisávamos de uma confirmação externa e objetiva. Quem confirmou a Palavra, quem confirmou nosso chamado e o nosso Carisma foi a Igreja, foi a própria liturgia da nossa Mãe Igreja Católica!”.

Evangelizar para transformar

A concretização do Movimento foi se tornando real, hoje é um dia extraordinário para a Aliança. Transformamos a misericórdia em atos concretos de amor, dando-lhes a oportunidade do resgate da dignidade, feridas por meio das drogas, pobreza extrema, prostituição ou qualquer outra escravização humana.

Nosso desejo é construir cada vez mais pontes entre ricos e pobres, pois “ninguém é tão pobre que não tenha algo para dar e ninguém é tão rico que não tenha algo para receber”.

Durante esses 20 anos a Palavra recebida está presente nos encontros querigmáticos, adorações, pregações e experiências, com o objetivo único de sermos expressão viva do amor misericordioso de Deus.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password