Gaudete et exsultate, a nova exortação do Papa Francisco

Papa Francisco fala sobre santidade no cotidiano

Na última segunda-feira, 9, o Papa Francisco lançou a Exortação Apostólica “Gaudete et exsultate” sobre o chamamento à santidade no mundo atual.

Disponível na íntegra no site do Vaticano, o texto do Pontífice traz apontamentos sobre a vivência da santidade no dia-a-dia de casa, do trabalho, da escola e nos recorda que a santidade é a primeira vocação de todo batizado.

Uma vida de verdade

Em determinado ponto do texto, Francisco diz:

“Nem tudo o que um santo diz é plenamente fiel ao Evangelho, nem tudo o que faz é autêntico ou perfeito. O que devemos contemplar é o conjunto da sua vida, o seu caminho inteiro de santificação, aquela figura que reflete algo de Jesus Cristo e que sobressai quando se consegue compor o sentido da totalidade da sua pessoa”

Exemplo do que o Papa diz no parágrafo acima, é São Francisco de Assis, um dos maiores cristãos depois de Cristo. E o que dizer de Santo Agostinho de Hipona, que antes da “primeira conversão” viveu de forma desordeira?

Santidade no cotidiano

Mas o Papa Francisco continua num outro ponto:

“Esta santidade, a que o Senhor te chama, irá crescendo com pequenos gestos. Por exemplo, uma senhora vai ao mercado fazer as compras, encontra uma vizinha, começam a falar e… surgem as críticas. Mas esta mulher diz para consigo: «Não! Não falarei mal de ninguém». Isto é um passo rumo à santidade (…)”

O Servo de Deus Pe. Rodolfo Komorek, que viveu e serviu em São José dos Campos/SP, dizia que “a santidade é uma multidão de pequenos atos”, o que confirma aquilo que o Pontífice traz à tona no texto. “Todos somos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade”, disse São João Paulo II, lembrando-nos que devemos santificar o mundo com nosso testemunho.

Em toda a carta o Papa Francisco ainda medita as Bem-aventuranças e outras pontos relacionados ao comportamento cristão, vida de oração no cotidiano e, claro, o exemplo dos santos.

Leia na íntegra: http://bit.ly/exortacaopapafrancisco

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password