Festa das Tendas| Conversão, Eucaristia e Vida de Testemunho Pascal – Pe. Evandro

Festa das Tendas - Pe. Evandro TorlaiA Festa das Tendas 2021 teve início nessa sexta-feira, 23, com a Santa Missa presidida pelo Pe. Evandro Torlai, vice-presidente do Movimento Aliança de Misericórdia.

Os padres João Henrique, Custódio e demais sacerdotes da Aliança co-celebraram a eucaristia.

Totalmente transmitido pela TV Canção Nova, a Santa Missa foi celebrada no Santuário do Pai das Misericórdia.

No início da celebração, Pe. Evandro lembrou que apesar de não ter a presença física dos irmãos e irmãs do Movimento em Cachoeira Paulista, na sede da Canção Nova, um verdadeiro Pentecostes de Misericórdia pode acontecer na vida de cada um.

Festa das Tendas

“Nós, família Aliança de Misericórdia, somos chamados a viver um caminho de conversão, mas de uma conversão na alegria”, disse o Pe. Evandro no início da homilia relembrando também a primeira leitura que recorda a conversão de São Paulo Apóstolo.

Citando o Papa Francisco e sua mensagem da quarta-feira de cinzas, o sacerdote lembrou sobre a importância da conversão e de ser encontrado por Jesus Ressuscitado, fazendo uma ligação entre a quaresma e páscoa.

Encontro com o Ressuscitado

“O testemunho de São Paulo nos convida a nos encontrarmos com Cristo Ressuscitado”, recordou. “Cristo Ressuscitado ressuscita o homem que morreu por conta do pecado”, sintetizou o sacerdote ao fazer referência à descida de Jesus à mansão dos mortos, num encontro de vida com nossos primeiros pais Adão e Eva.

“Não importa qual seja o nosso pecado, Deus desce à nossa miséria”, lembrou o Pe. Evandro, ao falar da misericórdia de Deus que não tem limites.

O olhar de Cristo

Ainda sobre a misericórdia, Pe. Evandro lembrou do Michel, irmão que pode sair da Cracolândia, depois de fazer uma experiência de Cristo, o mesmo Cristo que o “incomodava com Seu olhar”, a partir da grande imagem do Sagrado Coração que fica próxima Àquele local de drogadição, no topo do Liceu dos Salesianos.

Falando sobre o Evangelho desta sexta-feira, o sacerdote lembra que “um encontro com Jesus na eucaristia pode transformar as nossas vidas”. “A eucaristia é alguém, é esse mesmo Cristo que encontrou Saulo no meio do caminho e o transformou por inteiro”, relembrou.

“Eu pedi pra ser bom”

O sacerdote convidou o Pe. Custódio, presidente do Movimento, para testemunhar sobre o poder da eucaristia em sua vida. Pe. Custódio lembrou dos maus sentimentos que teve por conta da pobreza, da fome e da separação dos seus pais, mas também da luta que travavam contra tudo isso. A partir do encontro com um amigo, num grupo da RCC na paróquia de sua cidade de origem, tudo começou a mudar. Num momento disseram que Jesus ia entrar naquele salão. O padre achou que era uma encenação, um teatro e logo já pensou: “não gosto disso!”.

Mas foi surpreendido com uma ministra extraordinária da eucaristia entrando com uma âmbula com Jesus Eucarístico: “Eu senti como se daquela âmbula saísse uma luz e aquela luz me tocava. Eu senti que Jesus me tocava (…) E eu disse: Jesus, se Você existe mesmo, tira todo ódio do meu coração, muda meu coração, eu quero ser um homem bom”.

Saiu do grupo muito emocionado e, a partir daquela experiência, resolveu ter uma vida sacramental, caminhar na paróquia e depois, caminhar para o sacerdócio. E hoje, há 10 anos, “vive em função da eucaristia”.

Banquete da vida

Festa das Tendas - missa - sexta feira“Nenhum rei, nenhuma rainha, pode oferecer um banquete tão grandioso como esse da Eucaristia. Não podem!”, disse o Pe. Evandro, ao lembrar da eucaristia como alimento dado pelo próprio Cristo para a vida do mundo.

A homilia foi encerrada com um momento de oração conduzido pelo sacerdote e pelo ministério de música, clamando por uma renovação da fé, para que cada homem, cada mulher, se torne poderosa testemunha do Cristo Ressuscitado.

Ao fim da Santa Missa, padre João Henrique, fundador da Aliança, falou sobre o livro “A Imaculada do Espírito Santo”, lançado neste fim de semana durante a Festa das Tendas.

Continue participando da Festa das Tendas!

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password