fbpx

Estrelinhas da Paz em Alfenas/MG: belos frutos dos pequenos de Maria

Em fevereiro de 2013, um grupo de pessoas ligadas à espiritualidade mariana, impulsionados pelo desejo de realizar um grande sonho que nascia do Coração de Maria, fez surgir o Movimento das Estrelinhas da Paz.

Um Exército de crianças que oram

Este sonho visa alcançar o mundo todo e não se limita à Aliança de Misericórdia, acreditando na união das nações. O Movimento acredita que nada quanto a oração das crianças possa tocar o coração de Deus e mover o dos homens neste tempo novo de graça e Misericórdia que se aproxima para a humanidade. As crianças que se inserirem neste Movimento serão reconhecidas como “Estrelinhas da Paz”.

Será um Pentecostes de Misericórdia, como pediu São João Paulo II, na abertura do terceiro milênio. Para isto, basta abrir o coração e se juntar nesse exército de Maria.

A partir das mensagens marianas de Fátima e Medjugorje, o desejo é sonhar o nascimento de um “exército de crianças carismáticas” que, respondendo ao convite da Virgem, possam “acorrentar” o mundo ao Terço e a uma forte intercessão, a fim de alcançar o tempo do “Triunfo do Coração Imaculado de Maria”.

Este projeto contará com a ajuda de todas as forças eclesiais, associações e voluntários que desejam juntar-se neste “sonho de Deus”.

rianças usam pulseira das 10 pedrinhas
Crianças usam pulseira das 10 pedrinhas.

Atualmente, as Estrelinhas da Paz estão presentes em diversas cidades e estados do Brasil e também outros países como Venezuela, África, Polônia, Itália e Portugal. Como uma estrelinha tem cinco pontas, temos também cinco compromissos que nos identifica:

  1. Rezar 10 Ave-Marias todos os dias pela paz no mundo e pela conversão dos pecadores;
  2. Acessar o aplicativo das Estrelinhas da Paz;
  3. Usar o nosso sinal: a pulseirinha que contém 10 pedrinhas;
  4. Participar semanalmente das formações;
  5. Fazer um gesto concreto de caridade (visitar um doente, ajudar um idoso…).

Você conhece o aplicativo das Estrelinhas da Paz? Baixe agora mesmo neste link na AppleStore ou na PlayStore

Como tudo começou em Alfenas, Minas Gerais

Por volta do ano de 2001 teve início uma evangelização com crianças ligada à Aliança de Misericórdia. Com o passar dos anos, esse trabalho foi crescendo e ganhando uma nova configuração. Em 2010, as crianças se reuniam junto com voluntários para rezarem as 10 ave-Marias, visitar asilos e impor as mãos sobre as pessoas como gesto de oração.

Em 2013, todo esse Movimento ganhou o nome de “Estrelinhas da Paz”. Por um tempo, o trabalho de evangelização deixou de acontecer, mas voltou com muita força em 2018 através de novos voluntários, inclusive crianças que haviam sido alcançadas em anos anteriores por esse Movimento e que, hoje, são jovens evangelizadores.

Hoje, em Alfenas, semanalmente, as crianças se encontram para um momento de formação com contações de histórias, brincadeiras, dinâmicas, teatro, dança, música, momentos de oração etc.

Mensalmente fazem visitas em famílias onde rezam o terço, asilos, crianças carentes, hospitais ou pessoas enfermas em suas casas. A cada encontro um lanche é partilhado e um momento de brincadeiras é proporcionado, por vezes, com brinquedos que as próprias crianças doam como gesto de caridade.

Atualmente esse projeto conta com a média de participação de 30 crianças e adolescentes de 2 a 14 anos. O desejo é, também, levar esse projeto tão sonhado por Deus e por todo Movimento, a outras paróquias e movimentos.

O Movimento das crianças é marcado por muitas experiências, entre elas cito uma:

Após a visita no asilo, uma “estrelinha” de 4 anos disse a sua mãe: “Mãe, eu não gostei de ir no asilo, eu amei! Quanto mais perto eu estou deles, mais eu quero parecer com Jesus, porque ele era assim bonzinho. Brincamos muito, eles são muito legais! E você tinha que ver os meninos perdendo no futebol.

Eu tive que ensinar eles jogarem, mãe! Eles se parecem comigo; uns usam fraldas, outros precisam de ajuda para comer e alguns precisam se segurar em alguém pra continuar caminhando, porque sozinhos não conseguem! Nós todos parecemos criança, né?”

Deus os abençoe generosamente!

Virgínia Maria, missionária da Aliança de Misericórdia em Alfenas/MG

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password