DOCAT-Doutrina Social da Igreja para jovens

Pouca gente sabe, mas, assim como o Papa Bento XVI fez na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2011 em Madrid presenteando os jovens com o YOUCAT, ano passado na JMJ de Cracóvia o Papa Francisco deu aos peregrinos o  DOCAT, ou seja, a Doutrina Social da Igreja.

A expressão “Doutrina Social da Igreja” designa o conjunto de orientações da Igreja Católica para os temas sociais. Ela reúne os pronunciamentos do magistério católico sobre tudo que implica a presença do homem na sociedade e no contexto internacional.

Trata-se de uma reflexão feita à luz da fé e da tradição eclesial. O ensinamento social católico tem o valor de um instrumento de evangelização. Anuncia e atualiza a mensagem de Jesus Cristo em campos fundamentais da vida do homem.

Grandes temas da doutrina social são: a família, o trabalho, a vida econômica, a política, a comunidade internacional, a proteção do meio ambiente e a promoção da paz.

docat_160726035619

São João Paulo II, em sua primeira Exortação Apostólica em 1979, já convidava os jovens a terem um olhar sobre:

“(…) A importância duma catequese que inclua as exigências morais e pessoais requeridas pelo Evangelho, que se traduz também no rico patrimônio da Doutrina Social da Igreja.

Na sua Mensagem para a XXII JMJ em 2007, o Papa Emérito Bento XVI nos escreveu dizendo:

“Queridos Jovens, vos convido a aprofundar a Doutrina Social da Igreja, para que a vossa ação no mundo seja inspirada e iluminada pelos seus princípios.”

E nessa mesma esteira, nosso querido Papa Francisco nos revela seu sonho:
Eu tenho um sonho: espero que um milhão de jovens, mais ainda, que uma geração inteira, seja, para os seus contemporâneos, uma Doutrina Social em movimento.

Nunca como hoje se faz necessário um maior conhecimento sobre o agir da Igreja na sociedade e como Ela enfrenta, através de seus filhos, os desafios do mundo contemporâneo.

DOCAT para download, Clique Aqui

*Segundo fonte de DOCAT Brasil