DABAR, A PALAVRA CRIADORA

No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.” (Jo 1,1) Frequentemente, escutamos que a Palavra é criadora, fonte de vida, sem ela nada foi feito, sustenta todas as coisas.

O Verbo de Deus

São palavras fortes, verdadeiras, dizem vida, mas devemos confessar que dificilmente entendemos o valor e o sentido destas expressões na nossa vida, desta realidade que não é uma ideologia, mas uma Pessoa. O “Logos”, o “Verbo de Deus” é uma Pessoa: é Jesus!

O que isso significa? Qual profundidade essa verdade esconde?

Uma dificuldade para poder entender este mistério é devida a uma cultura que foi, me permitam dizer, gravada na nossa mente.

Vamos colocar sinteticamente dois aspectos, de forma simples, sem querer por nada pensar em esgotar o argumento; mas, com certeza, cada um poderia e precisaria aprofundar em outro contexto.

Um pouco de história

Nestes últimos 200 anos determinadas pessoas e organizações mundiais trabalharam e colocaram suas capacidades e inteligência para destruir todos os valores que a Igreja recebeu através da vida e da Palavra de Jesus.

Várias ideologias como o iluminismo, o capitalismo, o nazismo, o comunismo, colocaram a razão humana e aquilo que ela conseguia descobrir, seguindo o princípio da “causa e efeito” das coisas, como único critério da verdade.

A mente do homem, hoje, procura muito mais a materialidade das coisas. Tudo o que é fora da razão não vale mais.

Outra realidade que deturpou e ainda confunde a nossa compreensão da Palavra, o “Verbo-Logos”, é o sentido que tem a palavra “logos” para a filosofia grega. O “logos-demiurgo” para Platão é o Criador que colocou ordem no caos-cosmo já existente e que dá a imortalidade a alma humana e às outras divindades, dando para elas a tarefa de criar as coisas e os corpos.

No princípio…

Tudo isso cria em nós a ideia de um ser que organiza as coisas e que segue, no tempo, uma sequência de causa e efeito para dar uma certa ordem à criação.

Estas filosofias-ideologias influenciam o modo de pensar da cultura moderna e influenciam também a Igreja e os estudos sobre a Palavra. Muitos teólogos e biblistas focalizaram os estudos mais sobre a lógica, causa e efeito, perdendo a verdadeira origem e o sentido das palavras bíblicas como, por exemplo, a expressão que estamos lendo:

No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.” (Jo 1,1)

Para poder compreender a palavra “Logos” que o evangelista João usa, devemos olhar o sentido original na língua judaica que é “Dabar”.

Na Bíblia, a palavra “Dabar” tem um sentido de ação criativa. Ela não deve ser entendida no sentido de causa e efeito, mas como uma força pessoal capaz de criar, gerando do nada todas as coisas. Devemos entrar na compreensão que em Deus não tem um antes e um depois, mas um Ser presente pelo qual o “dizer é fazer” e o “fazer é dizer”. Quando Deus “diz”, Ele faz, e quando Deus “faz”, Ele diz.

A Palavra Criadora

Em Gênesis, por exemplo, lemos: Deus disse: Façamos o homem a nossa imagem e semelhança, homem e mulher os fez (cf. Gn 1,26-27), Deus diz e faz. Deus diz, cria e realiza um ato de amor, de relacionamento, e faz o ser humano.

Escutemos um trecho de João: sabendo que o Pai tinha posto tudo em suas mãos e que de junto de Deus saíra e para Deus voltava… pôs-se a lavar os pés dos discípulos… e disse: ‘Entenderam o que eu fiz? Se eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros (cf. Jo 13,1ss).

Jesus faz um ato e diz uma palavra. Ele faz um ato de amor e se mostra amor. Como dizemos antes, o que Deus diz, Ele faz, e o que Deus faz, Ele diz. O ato de amor, feito Pessoa, se torna realidade para nós que devemos imitá-Lo.

Então, olhando o agir e o falar de Deus, eu devo compreender que tudo nEle é ato que ama e crê: agora, neste instante, sempre, no presente eterno de Deus. Ele fazendo-me existir me faz amor e me diz: “Ama!”. Tudo o que diz Jesus, Palavra, logos do Pai, é amor. São João diz: “Deus é Amor e tudo nEle existe” (cf. 1Jo 4,8).

Nós estamos acostumados a uma lógica onde a palavra se atua no tempo: em segundos, horas, dias, semanas, meses, anos. Nós agimos no tempo e realizamos cada coisa uma depois da outra. Mas, em Deus, não é assim. Quando Deus diz, faz! A Palavra se torna ato e o fazer se torna Palavra, logos, dabar.

Fomos criados por amor

No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.” (Jo 1,1)

Deus, formando a minha pessoa, me faz ato de amor, a imagem e semelhança dEle. Me cria assim para sempre e me vê assim eternamente.

As consequências de tudo isso são maravilhosas. São João na sua carta escreve: Deus é amor, quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nEle (cf. 1Jo 4,8;12-13).

Sim, se acredito nisso, a palavra, o logos, o dabar, me faz aquilo que diz. Eu, amando no instante vivo, nEle vivo na eternidade, faço, realizo atos de amor que permanecerão eternamente porque em mim a palavra se tornará ação, amor eterno em Deus.

É lindo contemplar que se eu amo e vivo em comunhão com o logos, Deus vê aquilo que falou sobre mim realizado eternamente e me faz amor com Ele. Se eu vivo em Jesus amando e fazendo as coisas que Ele me mostra no Evangelho, o “dabar” de Deus se realiza em mim e eu me torno uma pessoa realmente realizada.

Faça-se em mim segundo a tua Palavra

Seguimos, então, as inspirações do Espírito para completar em atos aquilo que Deus eternamente pensou sobre a nossa pessoa. Maria, a nossa mãe do Céu, viveu e nos ensina isso. Ela diz: “Grandes coisas fez em mim o Criador e grande é o Seu nome” (Lc 1,49).

Maria foi a realização plena da Palavra de Deus. Por isso o Logos-Verbo se encarnou nela. Deus fez, realizou a Palavra que tinha dito: “Porei inimizade entre ti e a mulher. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3,15).

Se nós, na nossa pequenez e nos nossos limites, permaneceremos na Palavra, Ela realizará, agora, o que eternamente Deus disse sobre a nossa pessoa.

Será uma Palavra criadora, fazendo do nada tudo o que nós precisamos. Será fonte de vida e sustentará todas as coisas.

Pe. Antonello Cadeddu
Fundador da Aliança de Misericórdia

TODO MÊS UM WALLPAPER DIFERENTE

Você pode aplicar a imagem no seu smartphone para não esquecer de viver a Palavra

Foto de missionário catequisando jovens

 

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password