Zilda Arns, empoderada pelo Espírito Santo

Conhecida como “a mãe das crianças brasileiras”, a Dra. Zilda Arns marcou a história do nosso país com suas ações, sendo a mais importante delas a criação da Pastoral da Criança.

É para mim uma honra escrever sobre sua vida. Uma história de superação, força, dedicação e empenho!

Zilda Arns, criada para amar

Sabemos que o êxito na educação dos filhos gera homens e mulheres de valor e respeito. Foi neste ambiente de amor e cuidado que a pequena Zilda nasceu e cresceu no ano de 1934, sendo a décima terceira e penúltima filha do casal Gabriel e Helena Arns.

Durante a infância na cidade de Forquilhinha/SC, aprendeu o valor do trabalho e cooperação mútua na família, levantando todos os dias antes das 6 horas para ajudar nos afazeres, como tirar leite da vaca e cuidar das criações.

Formando-se em medicina, seu maior desejo era cuidar das crianças doentes, orientando as mães sobre os cuidados para “prevenir antes de remediar”. E foi no trabalho voluntário no Hospital de Crianças “César Pernetta”, que Zilda conheceu o homem que se tornaria seu marido e pai de seus cinco filhos.

Viver da providência

Casou-se com Aloysio Bruno Neumann em 1959, tendo uma vida juntos marcada pela confiança na Providência Divina. Porém, esta paz foi interrompida 18 anos mais tarde, quando o marido faleceu inesperadamente num acidente marítimo no litoral paranaense. Ficando a Sra. Zilda viúva e responsável pela criação dos 5 filhos.

Zilda Arns - Empoderada pelo Espírito

“O mundo pode ser melhor se olharmos para ele com o olhar da fraternidade, onde todos tenham pão, todos tenham esperança e todas tenham no coração vontade de servir”, costumava dizer a Dra. Zilda.

Pastoral da Criança

E foi com esta vontade de servir que a deixava inquieta, que corajosamente fundou a Pastoral da Criança em 1983.  Sob a influência de seu irmão, Dom Paulo Evaristo Arns, na época Arcebispo de São Paulo e a pedido da CNBB, aceitou o desafio de preparar um plano de ação que pudesse evitar a mortalidade das crianças.

Compartilhando seus conhecimentos para defender a vida, formou uma rede de solidariedade que se expandiu pelo mundo. Sua missão era salvar vidas, fazendo o bem a todos, principalmente às crianças. E foi com este olhar que investiu todos os seus esforços para o desenvolvimento integral dos pequenos.

Acreditando que este desenvolvimento tem início desde o ventre materno e que a primeira infância é uma etapa decisiva para a saúde, a educação, a consolidação dos valores culturais, o cultivo da fé e da cidadania com profundas repercussões por toda a vida.

Zilda Arns - Pastoral da Criança

Zilda Arns, uma vida doada

“As crianças quando são bem cuidadas, são sementes de paz e esperança”, esta foi uma das últimas palavras proferidas por ela em seu discurso no Haiti, num encontro com sacerdotes e agentes de pastoral, enquanto falava sobre o que era a Pastoral da Criança e os resultados obtidos no Brasil.

E foi nesta ocasião que a região onde estavam foi atingida por um terremoto, causando grande destruição e a morte inesperada da Dra. Zilda no dia 12 de janeiro de 2010.

Uma mulher que marcou a história do Brasil, sendo uma das figuras mais destacadas de todos os tempos.

Encerro com uma frase de Frei Diogo Luís Fuitem: “No coração do povo brasileiro, especialmente das crianças e idosos, fica gravada para sempre a lembrança de alguém cuja vida teve a ‘grandeza de uma santa’ e cuja obra pode ser considerada ‘um milagre’”.

Patricia Marques Leal Mello
Casada e Missionária no Mundo

Conheça, no programa “Parte de Nós”, a história de algumas mulheres que encontraram, na acolhida e generosidade de outras mulheres, a oportunidade de uma vida nova, com trabalho digno e mútua admiração.

As vidas da Sheila de Jesus, Rosiane Tati e Ana Paula Limonge se encontraram na Creche São Miguel, mantida pela Aliança de Misericórdia no Moinho, Centro da Capital Paulista. As histórias se conversam, as realidades se encontram e a esperança nasce.

Essas são mulheres empoderadas pelo Espírito Santo de Deus, Aquele que muda vidas, restaura histórias e transforma situações.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password