Congresso Jovem 2016
“Bem-aventurados os misericordiosos,
porque eles alcançarão misericórdia”(Mt5,7)
O Congresso Jovem é o encontro nacional de formação para todos os jovens do Movimento Aliança de Misericórdia. Ele acontece desde 2014 e é anual. Em virtude das temáticas preparatórias para a JMJ 2016 propostas pelo Papa Francisco, o Congresso também tem seguido os passos das Bem-Aventuranças.
Em 2015, os jovens católicos do mundo todo foram convidados a meditarem sobre “Felizes os puros de Coração, porque verão a Deus” (Mt5,8). Sendo assim, o Congresso Jovem propôs a juventude do Movimento esse desafio de manter o coração puro mesmo em meio a tantas influências que tentam fazer o contrário. Quem esteve presente nesta edição e não se lembra do teatro “A Romaria”? História que contava um pouco da tradição nordestina em meio a fé, trazendo a história de muitos personagens que arrependidos de vícios, pecados, ações tão erradas em suas vidas, buscavam recuperar a pureza que trazia em seus corações e os fazia buscar a Deus, no desejo maior de O encontrar.
Já neste ano de 2016, o tema foi “Felizes os Misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt5,7). Os padres João Henrique e Antonello e o Reverendo Martin Kadi muito falaram de perdão, sendo esse necessário para uma vida livre e feliz. Perdão aos outros, a si e a coragem de se deixar perdoar por Deus, que é Pai de Misericórdia. Os jovens viveram momentos fortes de oração e renúncia. Alguns padres estiveram presentes todo o tempo para atender confissões e também missionários para atendimento de diálogos.
Na parte artística, os jovens da Formação, com a participação de outros missionários, amigos e familiares, apresentaram o teatro “Geração Acordi”. Nas cenas, uma jovem que se sentia roubada de si mesma por conta das “ditaduras” da sociedade, entrou em conflitos interiores que a fez perceber-se “dormindo” para a vida. A história reflete os sentimentos de muitos jovens desse tempo, que muitas vezes parecem ser confundidos em sua identidade por um turbilhão de informações que recebem, pelo modismo, consumismo, relativismo, entre outros “ismos“. Por fim, o teatro passou a mensagem de que por trás de toda busca há um coração revolucionário pronto para lutar contra tudo o que fere a dignidade dos filhos de Deus. São os jovens acordados, a geração Acordi.
Para deixar esse encontro ainda melhor, aconteceu também nesses dias a Cristoteca com apresentação de dança, DJ’s tocando nos intervalos e um show muito animado com o cantor Diego Fernandes.
Acesse nossa página no Facebook e veja mais fotos.
0 Comments