Como ter fé ajuda nossa saúde mental?

Foto: Christopher Sardegna @css-unplash.

A Fé antecede o todo mais

Se procurarmos na Palavra de Deus, encontraremos inúmeros versículos que nos revelam o significado da fé. Um destes nos diz que “a fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê” (cf. Hb 11,1).

Todos nós já vivenciamos momentos nos quais nos sentimos incapazes de compreender o que aconteceu. Às vezes não sabemos como lidar com alguns fatos, ou simplesmente não entendemos por que estamos passando por aquela situação e assim caímos na desesperança.

Santo Ambrósio nos ensina que “para o cristão, a fé antecede todo o mais”. Esse é o fundamento da fé, que nos ensina e recorda quem somos e principalmente quem é Deus: Ele vem em primeiro lugar em nossas vidas, acima de tudo e todos. Ele é nosso Pai e cuida de nós.

Uma grande escola

Antes da dor, do incompreensível, antes mesmo das alegrias, dos nossos sonhos, vem Deus. Depois, com Deus ocupando o Seu lugar de direito em nossas vidas, aprendemos dEle a viver cada dia, cada dificuldade, cada alegria. A fé é essa escola de amor, de amadurecimento.

Amadurecer é tornar-se quem se é. Somos filhos de Deus, pessoas inteiras, ou seja, corpo, psique, alma. Não é possível amadurecer sem aprender e crescer em todos esses âmbitos da nossa existência. Também não é possível amadurecer aniquilando um desses âmbitos.

Nesse sentido, a fé nos ajuda a viver enquanto pessoa inteira, pois ela nos garante o sentido do nosso corpo e da nossa alma. Se analisarmos a vida de Jesus, Verbo Encarnado no meio de nós, iremos perceber o quanto Ele foi um ser íntegro.

O caminho humano de Jesus

Cada passagem que a Bíblia nos traz acerca da vida de Jesus é um tesouro sobre a fé, um ensinamento perfeito sobre amadurecimento. Te convido a viver essa experiência. Leia um trecho de algum dos Evangelhos sobre a vida e as atitudes de Jesus e você encontrará um Homem completamente maduro, íntegro e de fé.

Esse exercício de refletir sobre a vida de Jesus nos ajuda a mergulhar no mistério que nós, hoje, somos chamados a viver. Ele é o nosso exemplo de santidade e precisamos segui-Lo. Permita que Ele revele ao seu coração em qual situação hoje você precisa amadurecer, em qual realidade você precisa viver a sua fé de forma mais concreta.

Um breve testemunho

Quero partilhar um breve testemunho com você. Eu descobri no ano de 2004 que tenho uma escoliose (desvio na coluna vertebral) bem grave e isso gera uma série de limitações na minha vida, assim como muitas dores.

Em decorrência dessa enfermidade, eu sempre me senti muito inferior a todos e a tudo. Isso sempre me fez sofrer muito. Essa era uma área da minha vida que me fazia sofrer demais, deixava minha autoestima baixíssima, fazia duvidar das minhas capacidades (porque não dava conta nem de fazer as coisas práticas do dia a dia), gerando em mim uma grande insegurança.

Sentia vergonha do meu corpo, de como as pessoas me veriam, pois eu me enxergava não como uma pessoa, mas como uma “coluna torta” ambulante. Essa realidade me torturou por muitos anos.

Mesmo caminhando na Igreja, esse era um grande fardo para mim. Ainda não tinha permitido que Deus entrasse, de fato, nessa realidade. Aos poucos, Deus foi me conquistando, me convencendo com Seu amor irresistível, incansável.

Dar um passo na Fé

Precisei abrir meu coração e deixar que Deus reinasse na minha doença. Foi um processo muito difícil, pois aos meus olhos humanos essa era uma realidade impossível de ser mudada.

Nesse sentido, Ele se revelou como um Pai Amoroso que não para nas dificuldades. Ele não me curou fisicamente, ainda tenho o desvio na coluna, mas Ele curou o meu coração e minha visão sobre mim mesma.

Aos meus olhos, o que Ele precisava curar era a minha coluna. Quando eu permiti que Ele tocasse minha vida, Ele fez isso por completo. Me mostrou que realmente o que eu precisava era de cura no meu coração, na minha mentalidade, na minha maneira de enxergar a mim mesma, os outros, a vida e até Ele.

O verdadeiro sentido da vida

Ele me deu o verdadeiro sentido de uma vida vivida com fé. Hoje eu busco viver com Ele, busco viver minha fé dando a Deus o primeiro lugar em tudo na minha vida. Hoje, posso dizer a você que Ele tem restabelecido minha saúde em todos os âmbitos.

Estou nessa escola da fé! Esse é um dos pontos que Ele tem me ensinado. Ele ainda está “trabalhando” e me ensinando tantas outras verdades. Estou nesse processo de amadurecimento!

Termino com a pergunta que dá título à essa partilha: Como ter fé ajuda nossa saúde mental?

A fé coloca ordem em todas as coisas. Não é possível ter saúde mental sem ter uma verdadeira ordem e harmonia na nossa vida. Nossa mente, nossa psique será reflexo também do nosso coração. Estabeleça uma rotina para você, a qual contemple a sua vida por completo: corpo, psique e alma.

Lembre-se: Deus te fez um ser completo, inteiro e único! Isso se tornará cada vez mais verdade, mais concreto à medida que você se aproximar dEle.

Rosana Menezes, Psicóloga e missionária da Aliança de Misericórdia

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password