CNBB promove encontro em preparação ao Jubileu de 2025

A Aliança de Misericórdia, através do diácono Júlio Neto participou do evento nacional da CNBB nos dias 29 e 30 de janeiro na Casa Dom Luciano, em Brasília, DF. O encontro reuniu fiéis católicos da maioria das dioceses dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Esteve presente nesse evento também Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização no Vaticano e uma figura-chave na organização do Jubileu de 2025 da Igreja.

Dom Rino, como convidado especial, compartilhou valiosas reflexões sobre o significado do Jubileu e os anseios do Papa Francisco para o próximo Ano Santo, cujo tema será “Peregrinos de Esperança”. Durante sua palestra, enfatizou a importância da participação de todos, destacando que somos todos peregrinos da esperança.

O tema do Jubileu, escolhido pelo Papa Francisco, destaca a necessidade crucial de valorizar a esperança em um mundo carente de sinais de fé. Dom Rino ressaltou a importância pastoral do jubileu como uma oportunidade para a evangelização e destacou a distinção entre esperanças cotidianas e a esperança verdadeira, essencial para a vida cristã.

Ao discutir a esperança no contexto contemporâneo, Dom Rino observou a influência da tecnologia em nossa percepção do presente e do futuro, enfatizando a urgência de construir um futuro sustentado pela esperança. Ele também destacou a esperança como parte integrante da fé e da caridade, formando uma tríade inseparável na vida cristã.

O conceito de indulgência jubilar, mencionado por Dom Rino, reflete a misericórdia de Deus e destaca a importância da reconciliação. Ele encorajou as Igrejas particulares a viverem em unidade com o Papa neste evento significativo.

De acordo com Dom Rino, o Brasil tem sido o país mais participativo em relação ao jubileu da Igreja.

A Aliança de Misericórdia está se preparando para também em 2025 celebrar o jubileu de 25 anos de sua fundação, um momento de alegria e fraternidade para ser vivido em comunhão com toda a Igreja.

Mensagem dos bispos à Aliança

Durante o encontro, bispos responsáveis pela CNBB, através do diácono Júlio Neto, deixaram mensagens de encorajamento para toda a Aliança de Misericórdia.

Dom Ricardo Hoepers, Secretário-geral da CNBB fez uma bonita reflexão sobre esses dois jubileus. “Olá, queridos irmãos. Há muita alegria em nosso coração, por estarmos nos preparando para o ‘Jubileu da Esperança’ e queremos nos unir a todos vocês com o ‘Jubileu da Aliança’, Aliança de Misericórdia que toca os nossos corações. Que esse seja um momento para todos vocês unirem-se ao Coração Misericordioso de Jesus e darem testemunho da Aliança de Deus com a humanidade, refletiu. “Parabéns, vamos celebrar juntos o ‘Jubileu da Esperança e da Aliança’!”, concluiu.

Dom João Justino de Medeiros Silva, Primeiro Vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, também enviou uma mensagem de carinho para a Aliança de Misericórdia. “Com muita alegria quero saudar todos os membros da Comunidade Aliança de Misericórdia que estão se preparando para celebrar também o Jubileu de fundação da Comunidade em 2025, juntando-se ao grande Jubileu de toda a Igreja, ‘peregrinos da esperança’. Certamente, acompanhar os irmãos e as irmãs que mais necessitam experimentar a misericórdia de Deus, será o modo de levar a esses irmãos a esperança, a esperança cristã. Para todos, a minha saudação fraterna com o desejo de que este encontro de Jubileus seja uma experiência de graça, de misericórdia e de esperança para todos”, disse o prelado.