fbpx

Aliança na Venezuela

A Comunidade de Vida chegou à Venezuela no dia 4 de abril de 2014, em Ciudad Guayana, que está dividida em duas cidades; Puerto Ordaz e San Felix. Hoje todo o país sofre uma grande crise, em todos os sentidos. Muitos alimentos básicos, como farinha, leite, café e carne estão em falta nos supermercados, além de produtos de higiene, como papel higiênico, sabão em pó e fraldas descartáveis.

Crianças venezuelanas pobres
Aliança Venezuela

É triste ir ao supermercado e ver muitas prateleiras vazias pela escassez, quando esses produtos chegam ao supermercado se formam filas enormes e como se não bastasse a fila, existe uma quantidade de produtos por pessoa que podem ser comprados. As vezes as pessoas ficam quatro ou cinco horas esperando nessas filas, seja com sol ou com chuva.

Distribuição de alimentos para famílias carentes.
Aliança Venezuela – Distribuição de alimentos para famílias carentes.

Muitos já não tem mais esperanças com o país e estão se mudando para outros, como Colômbia e Brasil. A insegurança também é um grave problema, a cidade em que estamos é considerada uma das 12 cidades mais perigosas do mundo. Todos vivem com muito medo; durante a noite quase ninguém se arrisca sair de suas casas, a partir das 20h a insegurança aumenta, o que dificulta muito nosso trabalho de evangelização, mas temos lutado contra isso, visitando os irmãos de rua pela noite, fazendo nossa vigília e algumas vezes até rezando o terço nas ruas durante a madrugada, o que para eles é uma loucura.

Procissão Eucarística na Venezuela
Aliança Venezuela

Muitos nos falam que somos um sinal de esperança, que ainda é possível sonhar e lutar para que este país possa ser livre como já foi um dia. Sentimos que muito mais do que a evangelização em palavra, somos chamados a evangelizar com nosso testemunho de vida, mostrando que ainda é possível lutar pelo país.

Nossa missão aqui está em processo inicial e crescendo. Hoje temos evangelização com os irmãos de rua no centro de Puerto Ordaz, também estamos dando assistência a uma fundação que, de segunda a sexta, oferece almoço para os irmãos da rua. Desenvolvemos também um trabalho com os jovens, além do Thalita-Kum Encontro e a Cristoteca.

Neste ano começamos a experiência da Escola de Evangelização nos fins de semana, onde seis jovens chegam na sexta-feira a tarde e ficam na casa, recebem formação, ajudam nos trabalhos práticos e na evangelização. Temos também alguns casais e aos poucos a missão está crescendo e a Aliança está sendo conhecida não somente nesta Diocese, mas em toda a Venezuela. Em dezembro do ano passado foi realizado a primeira missão Thalita Kum em Ciudad Guayana; foi uma experiência muito bonita e inovadora para a cidade, com evangelização na praça Monumental (Centro), com teatro, dança, pregação, adoração eucarística e Santa Missa.

Participaram cerca de 30 jovens, também de outros movimentos da diocese, que durante cinco dias levaram a misericórdia de Deus a tantos corações necessitados. Hoje o movimento conta com a Comunidade de Vida, de Aliança e alguns Amigos que ajudam a obra com recursos e sustentam a missão.

 

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password