Celebração dos sacramentos gera vida nova para jovens e adultos em Barbalha
No dia 23 de novembro, a Casa de Acolhida São João Batista, da Aliança de Misericórdia em Barbalha (CE), viveu um momento profundamente fecundo para a Igreja. Quarenta e cinco adultos, todos com algum vínculo com a Aliança — entre missionários de aliança, vocacionados, postulantes e participantes da missão local — concluíram um caminho de formação catequética e receberam os sacramentos que os inserem plenamente na vida cristã e na comunhão da Igreja.
A formação, acompanhada por Lucas Lucena e Amanda Soares, ambos Amigos Missionários, aconteceu ao longo de 10 meses, sempre aos sábados na Fraternidade, e percorreu o Catecismo da Igreja Católica. Foi um percurso marcado não apenas pelo estudo, mas por um verdadeiro itinerário de encontro com Cristo, amadurecimento espiritual e crescente pertença ao carisma da Misericórdia.
Esse processo levou à celebração dos sacramentos da iniciação cristã, conforme a realidade de cada participante. Alguns receberam, pela primeira vez, os sacramentos fundamentais da vida cristã: dois adultos foram batizados, renascendo para a vida nova em Cristo, e dez receberam a Primeira Eucaristia, sendo alimentados pela presença real do Senhor no sacramento do altar. Os demais catequizandos receberam o Sacramento da Crisma, sendo confirmados na fé e fortalecidos pelo dom do Espírito Santo para testemunhar o Evangelho no mundo.
MATRIMÔNIO
Além da iniciação cristã, o dia foi marcado pela alegria da restauração sacramental: quatro casais regularizaram sua vida matrimonial, recebendo o Sacramento do Matrimônio, que sela o compromisso de amor e fidelidade diante de Deus e da comunidade. Para muitos, foi o fechamento de uma longa caminhada de reconciliação e retorno à vida sacramental.
A Santa Missa foi presidida por Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, bispo da Diocese de Crato, na Solenidade de Cristo Rei. Em sua homilia, Dom Magnus recordou que “seguir Jesus é mais do que palavras: é uma decisão diária e concreta de viver segundo o Seu Reino, um Reino de amor, serviço e verdade, que transforma a vida e renova a esperança”
A comunidade celebrou com profunda alegria esse passo tão importante, reconhecendo a presença viva da misericórdia de Deus que continua alcançando, curando e integrando aqueles que Ele chama para junto de Si.
0 Comments