Beata Chiara Luce, um sinal para as jovens mulheres
Um presente de Deus
Chiara Badano é a filha única do casal Ruggero e Maria Teresa Badano. Seu nascimento foi depois de 11 longos anos de súplicas a Deus; e ela chegou como um presente.
Quando tinha 9 anos de idade participou do “Familyfest”, encontro promovido pelo Movimento dos Focolares e ali determinou que iria fazer do Evangelho o objetivo da sua vida.
Sua vida era tão normal quanto a de qualquer outra jovem; gostava de natação, esqui e música. Amava a vida, a presença dos amigos e participava ativamente dos encontros do Movimento focolarino.Leia mais: O coração missionário de Chiara Luce
De repente uma dor
Aos 17 anos, enquanto jogava uma partida de tênis, sentiu uma dor tão forte no ombro que foi necessário levá-la ao hospital. Os exames se seguiram e o diagnóstico foi aterrador: osteossarcoma, um câncer extremamente agressivo.
Sua mãe relata que Chiara chegou do hospital e foi direto para o seu quarto, deitando na cama e balbuciando alguma frase “Jesus, se você quer eu quero”. Sua mãe falava-lhe, mas em vão. Passados 25 minutos ela sorri para mãe e diz “Mamãe, agora você pode falar”.
“No início tínhamos a impressão de ir ao encontro dela para sustentá-la – conta um amigo seu – mas logo percebemos que entrando no seu quarto nos sentíamos projetados na aventura maravilhosa do amor de Deus. E não é que Chiara dissesse frases extraordinárias, ou escrevesse páginas e páginas de diário. Ela simplesmente amava”.
O que mais surpreendia em Chiara era sua fortaleza. Chegou a pedir que não lhe aplicassem a morfina, pois esta lhe tirava a consciência e ela queria estar plena para continuar a oferecer-se para Jesus: “tira a lucidez, e a dor é a única coisa que eu posso oferecer a Jesus. É só o que me restou”.
Chiara recebeu o nome de Luce, por Chiara Lubich que ao receber suas cartas disse que “O seu semblante é tão luminoso e demonstra o amor que tem por Jesus”.
Chiara Luce faleceu no dia 7 de outubro de 1990, sua última frase foi, “Mamãe seja feliz, porque eu o sou”.
Milhares de jovens compareceram ao seu funeral e todos tinham a certeza da sua santidade.
“Os jovens são o futuro. Eu não posso mais correr, mas quero passar a tocha para eles, como nas Olimpíadas. Os jovens tem uma única vida e vale a pena usá-la bem!”
Peçamos à Beata Chiara Luce para que as adolescentes e jovens possam colocar à frente de qualquer projeto o verdadeiro ideal de vida que é seguir os passos de Jesus.
Segundo Fonte de Focolare.org
0 Comments