Ação de amparo às crianças na Venezuela
“Porque há mais alegria em dar do que em receber.” (At 20, 35)
Nesta palavra de Atos dos Apóstolos, podemos perceber que a alegria está realmente no “dar-se”, e com ela queremos começar este breve texto falando sobre a realidade da missão na Venezuela.
O país enfrenta grandes dificuldades econômicas, políticas e sociais. Ao longo destes anos, a crise tem aumentado e podemos viver isto na carne, nas diversas necessidades básicas que para a grande parte da população não são supridas.
Vemos o crescimento da miséria, da fome, das injustiças…, esta crise, com os anos, tem deixado marcas de dor no povo venezuelano, não somente físicas, mas principalmente interiores.
Se respira no ar um clima de desesperança, corrupção, medo de sonhar; e isto é o que muitas vezes mata muito mais do que a fome.
Hoje, a Venezuela é um dos países com maior inflação no mundo. A moeda local (Bolívar) é quase inexistente, tudo se encontra dolarizado e isto ainda mais deixa na instabilidade o país, gerando mais corrupção e desigualdade.
E, podemos então nos perguntar: “o que fazer diante de todo este drama?” E até mesmo: “é possível fazer alguma coisa?” A resposta encontramos na Palavra de Deus: “…Porque para Deus nada é impossível” (Lc 1,37).
Deus pode, diante de toda morte, gerar a vida. Isso nos impulsiona na missão que Ele confiou, nos impulsiona a evangelizar e consumir a nossa vida nesta terra. Pois, mesmo diante de todo sofrimento contemplamos tantas graças, contemplamos no povo a alegria no meio a dor, um povo que mesmo com toda limitação é caridoso e desejoso por Deus.
Aliança na Venezuela
Estamos no país há 8 anos, o Movimento se encontra em duas cidades: Ciudad Guayana, onde estão um grupo de pessoas da Comunidade de Aliança; e Ciudad Bolívar, onde está a Comunidade de Vida e um grupo de pessoas comprometidas com o Carisma.
Temos evangelizações que procuram alcançar principalmente àqueles que se sentem mais fracos, àqueles que se encontram longe de Deus e não conhecem este amor. Algumas das evangelizações são: Thalita Kum (encontro para jovens), Ruah (encontro para adultos,) Fanuel (encontro para crianças), grupo de oração, evangelização nas escolas, entre outros.
No âmbito social, também atendemos em dois espaços, um em Ciudad Guayana, com 80 crianças, e outro em Ciudad Bolívar, com 70.
Nestes espaços, temos visto a graça de Deus acontecer; de forma muito simples conseguimos oferecer uma refeição (almoço) e lanche da tarde dois dias na semana. Também temos atividades de reforço escolar pela necessidade que as crianças apresentam e a parte espiritual, onde temos vivido junto a elas experiências muito bonitas, contemplamos o que Jesus nos ensina no evangelho: “O Reino dos céus pertence aos que são semelhantes às crianças” (Mt 19, 14).
Saiba mais: Aliança na Venezuela – um toque de esperança em meio ao caos
“O Reino dos céus pertence aos que são semelhantes às crianças”
Uma dessas experiências é a da Ariannys de 7 anos, que frequenta o oratório. É uma criança cheia de dons. Um dia, enquanto almoçava, estava um pouco diferente, como se quisesse fazer alguma coisa e não o fazia. Então, uma das missionárias se aproximou dela e perguntou se precisava de algo. Ela, falando bem baixinho, disse que queria guardar a comida para levar para o seu irmão mais novo.
Isto impactou muito à missionária que lhe perguntou o motivo e se ela não estava com fome. A resposta comoveu ainda mais. A pequena disse que estava com fome, mas que em casa estava o seu irmão e que ela queria levar para que ele também comesse dessa comida.
Nesse momento percebemos como é viva a Palavra. Tocou profundamente o nosso coração porque Jesus estava nos ensinando a viver o amor.
A Ariannys se esqueceu dela mesma, da sua fome, da sua necessidade de alimento, porque em casa estava seu irmão quem não poderia fazer o mesmo que ela. O Reino é verdadeiramente daqueles que são semelhantes às crianças.
Desde então, ela leva para o seu irmão uma marmita de comida, leva com tanta alegria e amor que sempre nos constrange e nos ensina que “há mais alegria em dar do que em receber”.
Nosso desejo é que possamos atender as crianças na Venezuela de segunda à sexta-feira. Temos alguns voluntários comprometidos com a Obra e confiamos que a providência de Deus irá nos confirmando como até então tem feito e surpreendido.
Ajude-nos a alimentar essas crianças
Por toda situação do país já mencionada, é mesmo um desafio. Precisamos da ajuda de corações generosos e caridosos que desejem construir um mundo melhor, que desejem ser canal de graça para estas e outras crianças que Deus quer alcançar. Corações que desejem levar esperança, sorrisos, sonhos!
Para o funcionamento dos oratórios de segunda à sexta-feira, precisamos de 1.600 dólares, aproximadamente 8.300 reais, para cobrir os gastos de alimentação mensalmente.
Isto nos possibilita um melhor e contínuo atendimento, com a alimentação das crianças que vivem em situações de verdadeira miséria. Contamos com o sim dos corações que Deus já tem tocado! Ele quer construir pontes de misericórdia que possam transformar vidas e resgatar tantas almas.
Luis Fernando, missionário da Aliança na Venezuela
Como ajudar?
Se você deseja nos ajudar com esta missão da Venezuela, entre em contato conosco pelo número (11) 99509-2097ou clique no botão abaixo.
Você pode se tornar um doador mensal para ajudar nossa missão, ou fazer uma doação pontual que será muito bem-vinda.
0 Comments