A fome tem um Rosto! Dai-lhes vós mesmos de comer
“Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
Olhando para este versículo do Evangelho e para o convite que a Igreja nos faz nesta campanha da fraternidade de 2023, somos chamados a partilhar, a entender que ajudar nossos irmãos necessitados é sim a nossa responsabilidade.
Como católicos, devemos ajudar aqueles que mais precisam: os pequeninos do Senhor, os Pobres de Deus. Na Aliança de Misericórdia buscamos tornar viva essa palavra diariamente, através das nossas evangelizações nas ruas e comunidades. Por meio dos nossos projetos sociais oferecemos comida, roupas, educação e, principalmente, dignidade para aqueles que são pobres materialmente, para aqueles que buscam ajuda para sair da rua, da miséria, e também para os pobres em espírito, a quem buscamos dar o Alimento Celeste que é a Palavra de Deus.
O tempo da Quaresma é um período muito propício para falarmos sobre a fome, pois, de modo especial, neste período a Igreja nos convida a praticarmos a caridade, e que gesto agradável é praticar a caridade ajudando exatamente a saciar a fome de alguém.
Quando pensamos em FOME, logo nos vêm à cabeça a imagem de alguém com um corpo magro e fraco, muitas vezes distante, mas a fome está muito mais próxima de nós do que podemos imaginar.
Em nossa vizinhança, em nossa cidade, em nosso país… o Brasil possui cerca de 125 milhões de pessoas com problemas de subalimentação, ou seja, pelo menos 15% da nossa população passa fome.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a fome mundial passou por um agravamento dramático em 2020, momento relacionado às consequências da COVID-19. Embora o impacto da pandemia ainda não tenha sido totalmente mapeado, o relatório “O Estado da Insegurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI) 2021” estima que cerca de um décimo da população global – até 811 milhões de pessoas – estava subalimentada no ano passado. Os números sugerem que será necessário um grande esforço para o mundo honrar sua promessa de acabar com a fome até 2030.
Esse relatório, somado a outros dados, nos alertam que a segurança alimentar de milhões de pessoas – inclusive a das crianças – está em jogo, em uma conjuntura crítica, ameaçando a vida.
Além do mais, a fome gera outras fomes: fome de dignidade, de pertença e de justiça. Muitas pessoas estão sem poder de compra, imersos em grandes sofrimentos de todos os tipos, sejam eles psicológicos, destruição familiar e material, até a própria situação de morte.
Infelizmente os dados são alarmantes, uma realidade triste para milhões de pessoas que precisam da nossa ajuda, mas o que podemos fazer para ajudar a diminuir a situação de fome no mundo?
Pois bem, aqui entra a nossa capacidade de altruísmo, isto é, da sua e da nossa capacidade de amar com ações concretas, dando a máxima importância a essa questão.
De forma concreta, eu e você não conseguiremos acabar hoje com a fome no Brasil e no mundo, mas podemos fazer a nossa parte para diminuir o problema e ajudar aqueles que estão à nossa volta.
Que bonito seria se todos fizessem um pouco para ajudar quem está próximo, pois o mundo certamente seria um lugar melhor.
Cada um de nós é chamado a fazer a diferença, cada um pode fazer alguma coisa, não podemos cair na tentação de nos isolar, ou ficarmos na indiferença, como espectadores diante da morte e do sofrimento ao nosso redor.
Juntos podemos mais, juntos podemos sair do ciclo do egoísmo e realmente ajudar aqueles que precisam, mas para isso precisamos AGIR AGORA E CONTINUAMANTE!
De uma forma bem prática e simples o seu CUPOM FISCAL pode ajudar a Aliança de Misericórdia a levar alimento a centenas de pessoas. Mas de que modo?
O valor do seu cupom fiscal é doado para a Aliança, que direciona para as diversas obras e projetos sociais do movimento como, por exemplo, a Casa Restaura-me de São Paulo. No local são oferecidas refeições diárias para cerca de 650 pessoas em situação de rua, além da entrega de roupas, atendimento social, ajuda para sair da situação de rua.
Com a doação do seu cupom fiscal o valor pode ser utilizado para a melhora do atendimento nas creches da Aliança em bairros mais carentes, nas Casas de Acolhida para moradores de rua e dependentes químicos, nas marmitas feitas para a população de rua, e em tantas outras iniciativas que a Aliança de Misericórdia promove o ano inteiro em todo o Brasil e no mundo.
Se você é do Estado de São Paulo, você pode ajudar de forma simples: basta cadastrar seus cupons fiscais.
Doe sua nota fiscal e nos ajude a colocar alimento na mesa de quem precisa!
0 Comments