A ESCOLA DA PALAVRA

Uma das experiências mais simples e profundas que vivi na Aliança foi a minha primeira viagem para o Voluntariado em São Paulo. Não conhecia nada dessa Comunidade, somente um livrinho – “O que será da minha vida?” – que, entre outras coisas, me convidava a meditar a Palavra e a escolher algo para viver TODOS OS DIAS. Mesmo passando 12h do meu dia no ônibus, escolhi viver uma parte do Evangelho do dia, sobre Zaqueu: “Partilharei a metade dos meus bens” (Lc 19,8). Sentia-me um pouco ridícula, escolhendo justo essa Palavra, em um dia em que estaria completamente sozinha! Até encontrar um velhinho, na parada do almoço, que não tinha o que comer… Dividi o meu suco e o sanduíche com ele – e que alegria invadiu o meu coração! Nossa, eu tinha vivido a Palavra!

A minha consciência naquele momento foi clara: eu não o teria VISTO, se não fosse a minha meditação do dia! Ela tinha realmente mudado a minha forma de ver o meu dia e onde deveria prestar atenção. Depois, conhecendo o nosso carisma, percebi que essa foi a minha entrada na escola da Palavra… como agradeço a Deus por isso!

Os nossos padres fundadores foram muito sábios e inspirados pelo Espírito, ao nos dizerem que os pilares do nosso Movimento são Escolas de Espiritualidade, nas quais devemos entrar! A própria palavra escola nos ajuda a entender a POSTURA que precisamos ter: o processo de aprendizagem é uma constante; somos crianças abertas ao ensinamento do Mestre. E quais são os principais pontos da escola da Palavra? Ao olhar para os nossos Estatutos e Constituições, e as várias formações dos nossos padres e da Maria Paola, poderia elencar três pontos importantes:

 

O EVANGELHO É A NOSSA REGRA DE VIDA!

Somos consagrados pela Palavra, e a nossa identidade está em viver a nossa Palavra Constitutiva, Lc 4,18-19 – “O Espírito do Senhor está sobre mim…”.

Nessa busca, vou exercitando a escuta e o agir conforme a Boa Nova! O Senhor nos pede essa postura, e assim, dia após dia, a lógica e a sabedoria humana vão dando lugar, elas vão se convertendo e sendo iluminadas pela lógica do Evangelho. Isso revoluciona a nossa maneira de viver!

Santo Afonso de Ligório “brincava” nas suas homilias: “Se prepare! Não tem como ler o Evangelho e não mudar algo em sua vida!”  Como Aliança de Misericórdia, somos conscientes disso e desejamos essa mudança/conversão em nossas vidas! Assim, diante de uma dúvida ou questionamento, a nossa bússola é a Palavra!

 

PERMANECER NA PALAVRA

“Permanecer na Palavra, permanecer em Cristo, permanecer no Amor, observar os Seus mandamentos, eis o único caminho que nos é apresentado, penhor de frutos abundantes”. (Oceano, “na Escola da Palavra”)

Esta palavra nos foi repetida por muitas vezes, e em particular dentro da vivência da Palavra: precisamos aprender nessa escola a PERMANECER! A voltar, sempre, e após uma queda, e nos momentos bons ou ruins; se persevero abro espaço para Cristo fazer morada em mim! E o mais importante –  não é algo abstrato, mas muito concreto – o permanecer muitas vezes se revela no reconhecimento da nossa pequenez, das falhas… do se esquecer de meditar a Palavra em um dia, mas de ter a coragem de recomeçar. Confiamos na promessa “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisso é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos” (Jo 15,7-8)

 

LER, MEDITAR, VIVER a Palavra de Deus (Escolher algo para viver durante o dia), para assim PARTILHAR e ANUNCIAR!

 

Este “ciclo da Palavra” sempre esteve presente no nosso Carisma, é um grande diferencial: o Senhor nos convida não só a ler e a meditar a Palavra, mas de aplicar, escolher algo para viver durante o dia e então experimentar como Ele é capaz de transformar o nosso jeito de ver as situações e os nossos irmãos!

Depois, ao vivenciar o poder que a Palavra tem em si, nada mais natural que partilhar e anunciar… nos tornamos testemunhas! Quantas vezes eu ouvi essa oração vinda do Pe. Antonello ou do Pe. Henrique, e que estou aprendendo a fazê-la minha: “Senhor, pela força da Tua Palavra, age, transforma, cura, liberta….”

“O coração da nossa vocação é permanecermos em Cristo e irmos com Ele, para sermos depois enviados a pregar no Seu nome, com o Seu poder”… (Oceano, pg 133)

A escola da Palavra é o espaço onde clamamos como o salmista: “dá-me vida pela tua Palavra!” (Sl 119,40) É ainda o lugar de reconhecermos como São Pedro – somos discípulos que vão aprendendo a afirmar com confiança: “pela Tua Palavra eu lançarei as redes” (Lc 5,5).  Não tenhamos medo de participar com fervor desta escola tão linda, que Jesus nos ofereceu dentro do Carisma Aliança de Misericórdia!

 

Ana Teresa de Jesus

missionária da Aliança na Polônia

 

Sugestão de leituras, para aprofundar o assunto:

ESTATUTOS E CONSTITUIÇÕES DA ALIANÇA DE MISERICÓRDIA

No Oceano da Misericórdia Infinita, Pe. João Henrique

A Palavra de Vida, Maria Paola Olla

A Escola da Palavra, Coleção Nosso Carisma

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password