fbpx

A Escola da Palavra // Scruptatio Scripturae

Seguindo o nosso mês da palavra, já falamos da Lectio Divina e agora vamos explicar outro método de leitura bíblica que se chama Scruptatio Scripturae (perscrutar as Escrituras).

Nela, um trecho bíblico é “investigado” minuciosamente. Os autores do Novo Testamento usaram este método para encontrar as referências do Antigo Testamento.

Com a prática constante da Scruptatio Scripturae, os versículos da Bíblia começarão se gravar na sua mente.

Partimos de um versículo bíblico e vamos investigando as palavras que ela contém. Vamos percebendo também a unidade da Bíblia; trechos do evangelho, que se ligam aos salmos, ao Gênesis, enfim, tudo está relacionado e tem sua unidade em Cristo.

Como fazê-lo?

Os passos são simples. Você vai precisar de:

1 – uma folha de papel sulfite, ou de caderno grande;

2 – caneta, lápis de cor, lápis grafite;

3 – Pegue sua Bíblia (de preferência uma que tenha boas notas de rodapé e referências laterais), invoque o Espírito Santo e escolha o trecho a ser perscrutado;

4 – Você pode escrever um trecho que mais lhe chamou a atenção na parte de baixo da folha. Alguma palavra pode puxar outro trecho, então, você vai desenhar uma seta, como se fosse um ramo de uma árvore (como no infográfico abaixo).

 

Para encontrar os trechos relacionados use o dicionário que está no final de toda Bíblia, ele dá várias pistas para ligar trechos e sua memória. Vai chegar uma hora que a investigação vai se encerrar naturalmente.

 

Alguns cuidados devem ser tomados:

  • levar em consideração o que o texto diz literalmente;
  • atenção no que o texto diz nas entrelinhas;
  • pensar no conteúdo e ações, o que é parecido e contrário;
  • adaptar a passagem conforme o que diz a Tradição da Igreja. Há um perigo de interpretações errôneas.
  • Lembrando que cada texto quando foi escrito, fazia sentido para o seu tempo e isto deve ser levado em conta na hora de fazer a analogia.

 

Assisto o vídeo e entenda mais sobre essa meditação:

 

 

0 Comments

    Leave a Comment

    um × 3 =

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password