80 Anos de União e Fraternidade: O Movimento Focolares e a Aliança de Misericórdia

No próximo dia 7 de dezembro, o Movimento Focolares comemora 80 anos de fundação.  Esta data marcante nos lembra da trajetória desse movimento tão importante para a Igreja e para as novas comunidades.

Fundado em 1943 por Chiara Lubich, na cidade de Trento, na Itália, o Movimento Focolares nasceu da visão e da determinação de criar uma sociedade baseada nos princípios fundamentais do amor, da unidade e da fraternidade. Ao longo dos anos, a organização cresceu exponencialmente, estendendo sua influência para além das fronteiras italianas e alcançando os quatro cantos do planeta.

Em um mundo frequentemente marcado por divisões, o Movimento se destaca como um sinal de esperança, promovendo a compreensão mútua e a colaboração entre pessoas de diferentes origens culturais, religiosas e sociais.

Ao longo dos anos, o Movimento Focolares tem inspirado milhares de jovens que se unem para viver a fraternidade e a unidade.

Os Focolares e a Aliança de Misericórdia

O movimento dos focolares e a Aliança de Misericórdia tem muito em comum, além da unidade católica, os focolares foi um dos primeiros movimentos da Igreja que deu origem as novas comunidades.

Apesar de termos carismas diferentes nossa busca por unidade é a mesma, nosso amor pela Igreja e pela palavra de Deus são um bonito ponto em comum. O amor pela palavra inclusive é um traço marcante na Aliança de Misericórdia e o costume da palavra de vida e palavra do ano foi influenciado pelos focolares, pois Chiara Lubich que deu para o nosso fundador, padre Antonello sua palavra de vida.

Neste aniversário de 80 anos, queremos louvar a Deus pelos frutos do movimento dos focolares e por ser um movimento tão importante para a Igreja. Que nesse aniversario de 80 anos mais pessoas possam ser tocadas pelo carismas da unidade e buscar em Cristo a verdadeira união.