fbpx

Você conhece a devoção a Nossa Senhora das Candeias ou da Candelária?

Nossa Senhora das Candeias é uma devoção popular a Virgem Santíssima que remonta a séculos.

A devoção a Nossa Senhora das Candeias tem suas raízes na celebração da Apresentação do Senhor no Templo, também conhecida como a festa das Candeias. Este evento, registrado nos evangelhos, marca a apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém, 40 dias após o seu nascimento, conforme a tradição judaica.

Essa festa, onde também é celebrada como a Purificação de Maria. É durante esta cerimônia que Nossa Senhora leva o menino Jesus ao Templo, cumprindo as tradições religiosas judaicas da época.

Nas representações artísticas, Maria muitas vezes é retratada segurando candelabros ou velas, simbolizando a luz que é Cristo, o verdadeiro Salvador.

A festa de Nossa Senhora das Candeias é celebrada em 2 de fevereiro, marcando a conclusão dos 40 dias após o Natal. Existe o costume de se abençoar as velas durante a festa da apresentação do Senhor e Nossa Senhora das Candeias. As velas abençoadas durante esta festa são consideradas sacramentais, símbolos da luz de Cristo que brilha em meio à escuridão do mundo.

Assim como as velas iluminam a escuridão, Cristo é a luz que dissipa as trevas do pecado e da morte, oferecendo-nos a promessa da vida eterna.

Que possamos seguir o exemplo de humildade e obediência de Maria, buscando a luz de Cristo em todos os aspectos de nossas vidas. Que Nossa Senhora das Candeias interceda por nós. Amém.

Hino a Nossa Senhora das Candeias ou Candelária

Salve ó Virgem Mãe de Deus

eu vos louvo com fervor, atendei

os votos meus cheios de crença de amor

 

Virgem Santa das Candeias,

Virgem Santa Milagrosa,

Nossa fé e nossa crença é

sempre em vós fervorosa (bis)

 

Atendei nossos pedidos,

com milagres a fazer e

sejamos socorridos,

com vosso grande poder

 

Virgem Santa das Candeias,

Virgem Santa Milagrosa,

Nossa fé e nossa crença é

sempre em vós fervorosa (bis)

 

Desfazei nossos pecados,

pelo amor do bom Jesus,

e guiai-nos no caminho

que a salvação nos conduz

 

Virgem Santa das Candeias,

Virgem Santa Milagrosa,

Nossa fé e nossa crença é

sempre em vós fervorosa (bis)

 

Amparai os infelizes

que mil graças vem rogar,

concedei-lhes carinhosa o

repouso em bom lugar

 

Virgem Santa das Candeias,

Virgem Santa Milagrosa,

Nossa fé e nossa crença é

sempre em vós fervorosa (bis)

 

 

Oração a Nossa Senhora das Candeias

“Virgem Santíssima das Candeias, vós que pelos merecimentos de vosso Filho Onipotente, tudo alcançais em benefício dos pecadores de quem sois igualmente Senhora e Mãe. Vós que não desprezais as súplicas humanas e nem a elas fechais o vosso coração compassivo e misericordioso.

Iluminai-me, eu vos peço, na estrada da vida, encorajai-me e encaminhai os meus passos e as minhas orações para o verdadeiro bem.

Livrai-me de todos os perigos a que está exposta à minha fraqueza. Defendei-me de meus inimigos, como defendeste o vosso amado Filho das peregrinações que sofreu sendo menino.

Não consintais que eu seja atingido por ferro, fogo e nem por peste alguma, e depois de todos estes benefícios de vossa clemência nesta vida, conduzi a minha alma para a morada dos anjos, onde com Jesus Cristo, vosso Filho e Nosso Senhor, viveis e reinais, pelos séculos. Amém”.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password