fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre a JMJ Lisboa 2023

2023 está logo ali e pensando nisso decidimos produzir esse texto sobre o maior evento da juventude católica no mundo, que acontecerá em 2023 em Lisboa: a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O que é a JMJ?

A Jornada Mundial da Juventude é o maior encontro dos jovens católicos do mundo, onde jovens de todos os países se reúnem para dias de oração, intercessão e um encontro com o Papa.

É um momento forte de evangelização, onde milhares de jovens peregrinam e atestam a Verdade da Boa Nova de Cristo.

Desde a primeira edição, que aconteceu em Roma, em 1986, a Jornada Mundial da Juventude foi um lugar de nascimento de vocações e um grande impulso para a fé de milhares de pessoas, além de um momento de união, fraternidade e paz.

A JMJ foi criada pelo Santo Padre, o Papa João Paulo II, que organizou em 1984 um encontro no Domingo de Ramos para celebrar o Jubileu dos Jovens. Nessa ocasião, esperavam-se 60 mil jovens e compareceram 250 mil.

A experiência foi tão profunda, que no ano seguinte o Papa realizou novamente um evento onde 300 mil jovens compareceram. Em 1985, o papa escreveu a Carta Apostólica aos Jovens e institui a Jornada Mundial da Juventude.

“Todos os jovens devem sentir-se acompanhados pela Igreja: é por isso que toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, se sente mais comprometida, a nível mundial, a favor da juventude, das suas preocupações e pedidos, da sua abertura e esperanças, para corresponder à suas aspirações, comunicando a certeza que é Cristo, a Verdade que é Cristo, o amor que é Cristo, através de uma formação apropriada”.

A Jornada Mundial da Juventude em resumo é a saída ao encontro de Deus. São milhares de jovens que saem de suas casas, seus países ao encontro de Deus e testemunhando sua fé em Cristo e na Igreja que é viva.

Aliança na JMJ

Em 2013 ocorreu a JMJ no Rio de Janeiro e a Aliança de Misericórdia participou desse momento de fé, comunhão e unidade com o tema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

Em 2016 foi em Cracróvia, na Polônia e em 2019 no Panamá, onde também membros do Movimento estiveram presentes.

E, no ano que vem, 2023, a JMJ acontecerá em Lisboa e novamente o movimento Aliança de Misericórdia estará presente.

Você pode participar disso tudo conosco. Quer saber mais como ir para a JMJ Lisboa 2023 com a Aliança? Entre em contato pelo (11) 94203-9496 e diga: “Quero ir pra JMJ com a Aliança!”. 

Aí é só aguardar todas as informações!

Lisboa 2023

A JMJ acontecerá de 1 a 6 de agosto de 2023 na capital de Portugal, Lisboa, com o tema: “Maria levantou-se e partir apressadamente” (Lc 1, 39).

No versículo do Evangelho de São Lucas, Nossa Senhora levanta-se e vai apressadamente ajudar sua prima Isabel, demonstrando seu caráter missionário.

É essa atitude que nos convida o Santo Padre para a JMJ, que possamos sair apressadamente em encontro ao Senhor, com o espírito missionário para a evangelização.

Na Exortação Apostólica “Christus Vivit” o Papa se dirige aos jovens e diz: «Onde nos envia Jesus? Não há fronteiras, não há limites: Ele envia-nos a todos. O Evangelho não é para alguns, mas para todos» (CV 177). 

Curiosidades sobre a JMJ Lisboa 2023

A JMJ Lisboa 2023 em toda a sua organização é marcada pela profundidade e tudo na JMJ tem o propósito de nos levar para Deus, conheça um pouco dos símbolos presentes na JMJ e seus padroeiros.

Os dois principais símbolos da JMJ são: o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani e a Cruz Peregrina.

Cruz Peregrina

Nos meses que antecedem a realização da JMJ, estes símbolos partem em peregrinação para serem um símbolo do Evangelho e da Unidade da Igreja para os jovens do mundo todo.

A Cruz peregrina possui 3,8 metros de altura e foi construída em 1983 e confiada aos jovens pelo Papa Joao Paulo II para ser levada pelo mundo inteiro e já visitou mais de 90 países até hoje.

É um sinal da fé e da esperança em locais de vulnerabilidade e sofrimento, sendo levada a pé, em barcos… até os confins do mundo.

Em 1985, esteve em Praga, na atual República Checa, na altura em que a Europa estava dividida pela cortina de ferro, e foi aí sinal de comunhão com o Papa.

Pouco depois do 11 de setembro de 2001, viajou até ao Ground Zero, em Nova Iorque, onde ocorreram os ataques terroristas que vitimaram quase 3000 pessoas.

Passou também pelo Ruanda, em 2006, depois de o país ter sido assolado pela guerra civil.

Em todos os lugares que passou a cruz foi um sinal da Esperança em Cristo e dos braços abertos da Igreja para todos.

Ícone de Nossa Senhora

O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani retrata a Virgem Maria com o Menino Jesus no braço e é um ícone da JMJ desde o ano 2000.

Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura o ícone representa a presença da Mae de Deus e Nossa em meio aos jovens.

O ícone está associado a uma das mais populares devoções marianas na Itália. É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes. A versão da JMJ é uma replica, o original fica em Roma.

Hino da JMJ 2023

Veja agora o hino da JMJ:

Espiritualidade mariana

Na JMJ 2023 acontecerá num país profundamente Mariano, país onde Nossa Senhora apareceu aos Pastorezinhos em Fátima. O Papa Francisco possui uma bonita devoção mariana e depois de cada viagem apostólica vai ao ícone se colocar em oração.

O principal chamado da JMJ é o principal chamado a todos os jovens e a todos os católicos: o chamado à santidade. Por isso, a JMJ conta com a intercessão de grandes e atuais santos como Padroeiros

Padroeiros

A grande padroeira da JMJ é Nossa Senhora que parte apressadamente e se põe a serviço e é para nós o grande exemplo de vida missionária.

São Joao Paulo II, o criador da JMJ também é um padroeiro, pois além de criar o evento ainda é considerado o “Papa dos Jovens” e muito fez pela juventude.

Dom Bosco também é um padroeiro, pois é o santo Padroeiro da Juventude, dedicou sua vida aos jovens e dizia: “Prometi a Deus que até ao meu último suspiro seria para os jovens”.

Alguns santos de Portugal também são padroeiros da JMJ Lisboa 2023, são eles: Santo Antônio de Lisboa, São Bartolomeu dos Mártires, São João de Brito, São Vicente, Beata Joana de Portugal, Beato João Fernandes e a Beata Maria Clara do Menino Jesus.

Jovens que em sua juventude viveram a santidade e a vontade de Deus são também padroeiros da JMJ são eles: São Carlos Acutis, Beato Pier Giorgio Frassati (a quem o Papa João Paulo II chamou o “homem das Bem-Aventuranças”), o Beato Marcel Callo e a Beata Chiara Luce Badano.

Os jovens do mundo todo podem contar com a intercessão deles para viver bem o tempo de preparação para a Jornada e em agosto de 2023 viver com plenitude esse tempo escolhido por Deus para a juventude católica.

Oração oficial da Jornada

“Nossa Senhora da Visitação,

que partistes apressadamente para a montanha ao encontro de Isabel,

fazei-nos partir também ao encontro de tantos que nos esperam

para lhes levarmos o Evangelho vivo:

Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Senhor!

Iremos apressadamente, sem distração nem demora,

antes com prontidão e alegria.

Iremos serenamente, pois quem leva Cristo leva a paz,

e o bem-fazer é o melhor bem-estar.

Nossa Senhora da Visitação,

com a vossa inspiração, esta Jornada Mundial da Juventude

será a celebração mútua do Cristo que levamos, como Vós outrora.

Fazei que ela seja ocasião de testemunho e partilha,

convivência e ação de graças,

procurando cada um o outro que sempre espera.

Convosco continuaremos este caminho de encontro,

para que o nosso mundo se reencontre também,

na fraternidade, na justiça e na paz.

Ajudai-nos, Nossa Senhora da Visitação,

a levar Cristo a todos, obedecendo ao Pai, no amor do Espírito!”

 

0 Comments

    Leave a Comment

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember me Lost your password?

    Lost Password