Tudo o que aconteceu na Festa das Tendas 2024

Se tem uma palavra para definir e descrever a Festa das Tendas 2024 é UNÇÃO! Com o tema ungidos e consagrados, o fim de semana foi de fato uma experiencia de voltar ao primeiro amor e ser preenchido pelo Espírito Santo.

Durante todo o final de semana fomos convidados ao nos entregar e deixar o Espírito Agir em Nós.

A festa das tendas começou com a Santa Missa presidida pelo Dom Odilo. Em sua homilia, ele recordou a conversão de São Paulo (cf. At 9,1-20) e o seu encontro com o Senhor que lhe perguntou: “Por que me persegues?”.

Durante sua meditação, o prelado recordou que Saulo precisou da ajuda de Ananias para dar passos concretos na fé. Foi pela oração e pela imposição de mãos do corajoso Ananias que as escamas dos olhos de Saulo foram retiradas e o batismo foi ministrado. “Todos nós precisamos da ajuda dos irmãos na vivência da fé, para irmos do conhecimento à prática verdadeira da nossa fé”, exortou o cardeal.

UNGIDOS E CONSAGRADOS

A primeira pregação do sábado, conduzida pela atual presidência, com Pe. Evandro Torlai e Tathiany Nogueira, trouxe o contexto sobre o nome do evento ser FESTA DAS TENDAS.

Padre Evandro fez o convite para lembrarmos que na medida que nos deixamos conduzir pelo Espírito Santo, nos tornamos instrumentos da graça de Deus. Todo cristão no dia do batismo é consagrado a Deus, e como será que temos vivido nossa consagração com fidelidade? Pois para viver uma vida ungida, significa cortar com o pecado e dizer ‘Eu sou de Deus’. É necessário um questionamento profundo: “O Senhor disse ‘Eu me consagro por eles’, e você se consagra por Jesus?”.

Tathiany reforçou esse pensamento: “Não podemos ser apenas ungidos, precisamos agir como pessoas ungidas, é preciso agir como um cristão. Deus te consagrou, pois você tem uma missão no mundo”. 

Após a pregação foi anunciado e lançado oficialmente o APP da Aliança de Misericórdia, um aplicativo que reúne tudo do movimento em um só lugar, liturgia diária, homilia, palavra do mês, formações, agenda de eventos, evangelização, comunicados oficiais e muito mais.

CONSTRUINDO A CASA SOBRE A ROCHA

A segunda pregação da manhã, conduzida pelo Pe. Pedro Moraes e Hellena da Cruz, trouxe a reflexão com base na palavra de Mt 7, 21-24.

A pregação nos lembrou que ter uma vida construída sobre a sua Palavra, sobre aquilo que é autêntico, na figura de Jesus, como único e verdadeiro salvador, pois é isso que constrói nossa caminhada de fé, não as pessoas.

Nossos irmãos e até as referências que temos podem fraquejar, mas alicerçados em Cristo conseguiremos caminhar. Para isso há duas palavras-chave: o falar e o fazer. 

O homem sábio pode construir a sua casa, com sabedoria e não apenas ideias humanas. “É preciso escutar e colocar em prática a Palavra. Jesus nos questiona, como estamos fazendo. Não é falar de senhorio de Jesus, mas é vivermos com Jesus na nossa vida. Não basta dizer “Senhor, Senhor”, é preciso viver a Vontade Dele”

VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR

Na primeira pregação da tarde, nosso fundador, Padre João Henrique nos convidou a voltar ao primeiro amor.

Usando a palavra do relato da Ressurreição de Jesus por São Marcos, capítulo 16 versículo 3 o fundador da Aliança de Misericórdia nos relembrou da importância de voltarmos nosso olhar para o Cristo ressuscitado, aquele que não está mais no tumulo, mas que vive.

Nos convidou a fixar nossos olhos em Jesus. Tirar nossos olhos dos problemas ou dos pecados, e olha para o alto.

Pois sem ele nada podemos fazer, mas tudo e possível a Deus, pois é Cristo que dá sentido a cada momento da nossa existência.

O segredo da vida e esse, entender que nenhuma circunstância da vida pode nos separar do amor de Deus, pois tudo em Cristo encontra um sentido.

SANTA MISSA

Depois de um breve intervalo a Festa das Tendas continuou com a Santa Missa presidida pelo Padre Evandro.

A homilia dividida entre o Pe. Pedro e o Pe. Evandro. O Pe. Pedro iniciou com uma bonita reflexão sobre o evangelho do dia, nos explicando que em seu evangelho São João utiliza o verbo permanecer de uma forma que causa um pouco de confusão para nós quando vamos estudar, pois o verbo permanecer não é um simples estar junto, mas estar dentro, enxertado, unido, ter a mesma substância.

Jesus está nos convidando a ter os mesmos desejos, os mesmos sentimentos, a mesma substância daquele que se dá como alimento a nós e a estar dentro do pai! O senhor está nos convidando a permanecermos unidos a Ele, esse é o fundamento da nossa vida.

Continuou nos ensinando que para permanecer é necessário ser fiel ao carisma, pois “Carisma não pertence a homens, carisma vem de Deus, é resposta de Deus para um tempo, para a nossa salvação”.

O Padre Evandro ressaltou a importância de vivermos enxertados na palavra e na eucaristia e nos deixar transformar por essa palavra que nos anima que é nossa luz mesmo em meio aos sofrimentos da vida e então convidou o Breno do Ceará para dar seu testemunho.

E após isso convidou um membro da comunidade no Ceará, o Breno a contar seu testemunho de como a eucaristia o ajudou a viver o processo de conversão e a voltar para a Igreja e para os sacramentos, salvando sua família.

NOITE ORACIONAL

Na noite de sábado tivemos um momento forte de adoração e oração carismática com o Padre Ênio onde fomos convidados a colocar tudo aos pés de Cristo e receber dele a forca, a graça e a unção para permanecer.

Os jovens do movimento permaneceram ainda em um momento de oração no “AFTER” no Rincão onde pediram a graça de serem de fato profetas, firmes e corajosos para anunciar o Reino de Deus.

 

DOMINGO

A manhã de domingo começou com muita unção, o Pe. Diego Xavier conduziu um momento de adoração ao lado do Ramon e da missionaria Bruna Hilario. A adoração foi um momento muito bonito de encontro com Deus e vivência de uma espiritualidade concreta, um Deus que se encarnou e nos convida adorá-lo.

O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM

Após a adoração a manhã ainda teve a pregação do Pe. Isaac e da Danubia, com o tema da nossa palavra constitutiva “O Espírito do Senhor está sobre mim”.

O padre Isaac no relembrou de devemos viver segundo o espírito para assumir nossa missão de sacerdotes, profetas e reis, mais do que ouvir a palavra, somos chamados a vive- lá.

Para que a nossa palavra se torna profecia para o mundo.

Quando o mundo está SOFRENDO, Deus manifesta um Carisma. E o nosso Carisma não é só de palavras, mas também de ações! Somos chamados a levar a misericórdia para os mais necessitados!

Não somos um carisma de muitas palavras, somos um carisma de ação, nos precisamos ser essa profecia para a Igreja.

Após a pregação, pudemos conhecer um bonito testemunho do Renan, um acolhido dos projetos sociais da Aliança.

EVANGELIZAR PARA TRANSFORMAR.

Na volta do intervalo foi oficialmente anunciado o CONGRESSO JOVEM 2024, que será nos dias 06 e 07 de Julho no Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro e já está com as inscrições abertas pelo APP DA ALIANÇA DE MISERICÓRDIA.

Em seguida O Padre Joao Henrique o e Edson Silva conduziram a pregação com o tema Evangelizar para Transformar.

Edson começou partilhando alguns testemunhos de como sua evangelização como o seu sim e o de tantos outros irmãos gerou curas e conversões. O Padre Henrique completou nos mostrando que o Espírito geme em nós, pois anseia por despertar a humanidade inteira, a despertar a compaixão.

A Aliança de Misericórdia nasceu para EVANGELIZAR PARA TRANSFORMAR, para ir as ruas, a viver na pratica a se formar na prática, como Jesus.

Somos chamados a dar a vida na vida concreta, em nossas evangelizações nas ruas, nos lugares onde ninguém quer ir.

Somos filhos da esperança, devemos ser uma Igreja que comunica a ESPERANÇA. Anunciando a compaixão, a compaixão do Espírito Santo que geme em nós, e que CURA.

A colaboradora da Aliança Alessandra partilhou um pouco sobre o testemunho de evangelizar as garotas de programa, e contou uma bonita conversão de uma jovem que estava nas prostituições e através da evangelização voltou para a igreja e deixou a vida de pecado.

No final da pregação foi anunciado que no ano que vem a Aliança de Misericórdia vivera seu jubileu de 25 anos, e para esse momento tão importante teremos um ano repleto de novidades.

E em 2025, queremos que você se prepare para celebrar conosco esse ano da graça, pois já temos a data da nossa FESTA DAS TENDAS DE 2025, DE 03 à 06 de ABRIL de 2025, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista/SP.

Assista agora o vídeo de anúncio do Jubileu:

 

 

SANTA MISSA

A Santa Missa de encerramento da festa das tendas foi presidida pelo Padre Luiz Fábio, e foi um momento muito bonito para a família Aliança de Misericórdia para fechar com chave de ouro esses dias de graça.

Na homilia o Padre Henrique nos levou a meditar sobre o Bom Pastor, com base no evangelho do dia.

O bom pastor que dá a vida por suas ovelhas porque nunca se pouca, porque ninguém tira a vida Ele a dá por inteiro. Hoje é um dia para contemplar, para ouvir e reconhecer a voz do pastor, que caminha conosco, que nos chama a olhá-lo, ouvi-lo e segui-lo.

São Paulo diz que nós tornamos aquilo que contemplamos, então se olhamos para Deus nos tornamos semelhantes a Ele como São Francisco se tornou. O padre nos convidou a ouvir a oração de São Francisco, os louvores ao Deus altíssimo:

Tu és o santo, Senhor Deus único, que fazes maravilhas.

Tu és o forte,

Tu és o grande,

Tu és o altíssimo,

Tu és o rei onipotente,

Tu, Pai santo, o Rei do Céu e da Terra.

Tu és o Trino e Uno, Senhor Deus dos deuses;

Tu és o bem, todo o bem, o sumo bem, Senhor Deus vivo e verdadeiro.

Tu és o amor, a caridade;

Tu és a sabedoria,

Tu és a humildade,

Tu és a paciência,

Tu és a beleza,

Tu és a mansidão;

Tu és a segurança,

Tu és a quietude,

Tu és o gáudio,

Tu és a nossa esperança e alegria,

Tu és a justiça,

Tu és a temperança,

Tu és toda a nossa riqueza à saciedade.

Tu és a beleza,

Tu és a mansidão,

Tu és o protetor,

Tu és o guarda e nosso defensor;

Tu és a força,

Tu és o refrigério.

Tu és a nossa esperança,

Tu és a nossa fé,

Tu és a nossa caridade,

Tu és toda a nossa doçura,

Tu és a nossa vida eterna: grande e admirável Senhor, Deus Onipotente, misericordioso Salvador.

Em Cristo se manifesta toda a divindade do Pai, Jesus continuamente nos diz Eu sou e desejo que você seja uma nova criatura, descobrindo a alegria da minha presença na sua vida.

O Senhor se torna pastor para nos ensinar a pastorear os outros, para que ninguém se perca.

A liturgia nos convida a nos perguntarmos quem nos conduz? JESUS O BOM PASTOR ou o MERCENÁRIO? As coisas do mundo, as preocupações do mundo? Os interesses?

Quantas vezes nós estamos enganados pelos instintos do prazer e nos tornamos escravos de coisas materiais que nos impedem de ver o irmão que sofre o que precisa.

Precisamos aprender a sentir o perfume do Senhor para o reconhecer.

Quando se começa a seguir o pastor passamos a ter o mesmo cheiro do pastor. Precisamos ser transformados em Jesus para ser esse perfume do pastor para o mundo.

Após essa bonita reflexão o Padre convidou o Carlão para dar seu testemunho:

“Moro na cidade Rahamin, que vivi no tráfico, mas hoje sou apaixonado pelo povo de rua e pela evangelização. 

Durante 20 anos fiquei preso da criminalidade, em 2017 e estando preso fiz um propósito com Deus, se o Senhor cuida de mim nesse lugar e eu vou mudar de vida. 

Em 2018 eu saí e a primeira coisa que fiz foi procurar um padre para me confessar e fazer o crisma. 

Certo dia se ofereceram para rezar um terço em casa, era a Aliança de Misericórdia, nesse momento eu conheci o Carisma, decidi casar e comecei a participar da pastoral de rua, e eu entendi que o meu carisma é esse, meu chamado é ajudar o próximo.

A Festa das tendas terminou com muita alegria, um desejo de viver mais dessa presença do espírito, de evangelizar mais e ser cada vez mais família Aliança de Misericórdia e ano que vem se Deus quiser teremos mais Festa das tendas e dessa vez com comemoração de 25 anos e 4 dias de muito graça.

 

Para ajudar a evangelização e continuar ajudando nossas ações também sociais você pode nos ajudar fazendo um PIX para a chave doe@misericordia.com.br ou no site https://aliancasocial.org/como-ajudar/.

 

 

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password