São Zacarias e Santa Isabel

Hoje, dia 5 de Novembro, a Igreja celebra o dia de São Zacarias e de Santa Isabel, pais de São João Batista.

São poucas as informações que temos sobre os dois, apenas os curtos relatos do evangelho de São Lucas, mas, mesmo com esse curto relato, é possível notarmos alguns pontos importantes sobre esse casal:

  1. Ambos eram “justos diante de Deus”. Ou seja, os dois pautavam suas vidas no fiel cumprimento da lei de Moisés, amavam profundamente a Deus e viviam uma vida de Santidade;
  2. Ambos eram fiéis a Deus, mesmo na adversidade, pois, mesmo com a idade avançada, não tiveram filhos – o que na época era considerado como castigo e maldição. Mas, mantinham-se firmes em sua fé e no cumprimento de suas responsabilidades;
  3. Zacarias e Isabel eram abertos ao Espírito Santo, pois de forma particular cada um deles recebeu e acolheu a Vontade de Deus. Zacarias, mais relutante, ao descobrir sobre a gravidez de Isabel, e Isabel em júbilo – ao receber Maria em sua casa.
  4. E, por fim, ambos reconheceram o Senhor que os visitava através da visita da Santíssima Virgem.

Esses quatro pontos mostram um pouco das virtudes dos pais de João Batista, aqueles que criaram o último dos profetas e que, com sua fé e vida, foram elevados aos altares da Igreja.

No relato do evangelho, ao olharmos com o coração aberto, vemos como a misericórdia de Deus se manifesta através da vida de São Zacarias e de Santa Isabel. A graça do filho na velhice, a fidelidade a promessa de Deus que não falha, o anúncio e a própria visita do Senhor encarnado no seio de Maria.

Na figura desses dois vemos muitas vezes a nossa vida. A incredulidade ante a ação de Deus, pois Zacarias inicialmente não conseguiu acreditar, precisava de um sinal, e Deus, pedagogicamente, nos exorta através de Zacarias. Até que a criança nasça, o sacerdote ficou mudo para então no nascimento proferir sua grande expressão de fé, o salmo profético conhecido como Benedictus, entoado até hoje nas Laudes.

Isabel, por outro lado, nos recorda a intimidade, o recolhimento com fé e esperança para o cumprimento da graça. A meditação quanto às maravilhas de Deus. E por fim a exultação de alegria:

 “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”.

E depois que a graça lhe aconteceu, que o filho nasceu e se tornou um grande profeta, com humildade, alegraram-se e se satisfizeram com a santidade da missão, sendo fiéis a Deus até a morte.

Que São Zacarias e Santa Isabel possam interceder por nós junto de Deus, para que possamos, assim como eles, acolher, confiantes, a graça de Deus em nossa vida.

 

Oração a São Zacarias e Santa Isabel:

São Zacarias e Santa Isabel, intercedei junto a Deus para que nossos filhos sejam abençoados como o fostes vós e vosso João Batista, anunciando o Evangelho que nos conduz ao Caminho, Verdade e à Vida.

Que sejamos irrepreensíveis diante do Senhor, como fostes Vós, São Zacarias e Santa Isabel. Que os anjos nos conduzam e que todos os casais possam viver nessa plenitude de santidade que vós vivestes. Amém.

São Zacarias e Santa Isabel, rogai por nós

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password